O supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Elvomarton Lima, explicou o andamento do projeto destinado à construção da faixa adicional da BR-316.
O supervisor explicou que nesse momento foram iniciadas as movimentações de aterro de alguns trechos, junto à decomposição do leito rochoso desse seguimento. Ele também afirma que as obras estão seguindo um ritmo normal de andamento, do que se é esperado para uma infraestrutura desse tipo.
Para o supervisor, a faixa adicional irá promover uma maior fluidez para quem utiliza o trecho diariamente, ou segue em sentido a capital Teresina. A faixa adicional terá 3,2 KM (3.200 metros), com aterro compactado, base de 20 centímetros, revestimento asfáltico e sinalização horizontal e vertical.
A obra estava prevista para ser finalizada no prazo de um mês, mas devido a um contratempo e as dificuldades do trecho de leito rochoso, já citado pelo supervisor, ele acredita que o andamento da empresa responsável possa se estender por dois messes, e garante que quando a via for entregue, ela já vai estar sinalizada.
SOBRE A QUALIDADE DA OBRA
O supervisor garante que a qualidade da obra está prevista com o que está escrito dentro do contrato de execução, bem como, atualmente se a empresa não cumprir com os termos de qualidade, ela tem o dever de refazer a obra ou reembolsar o valor investido.
“Nós temos uma empresa supervisora que nos assessora, e temos todos os controles técnicos de qualidade. E claro, a empresa tem que garantir a qualidade do serviço, caso venha a dar algum problema, ou ela refaz o serviço ou devolve o dinheiro. Hoje em dia não tem mais como uma empresa brincar com a questão da qualidade, até porque os usuários que são os principais fiscais vão trafegar ali diariamente”.
OS BENEFÍCIOS
O supervisor relata que devido ao aclive da via, os transportes de carga tendem a ficar mais lentos, de um modo que se forme uma fila de veículos trafegando lentamente em uma mesma velocidade.
A terceira faixa tem o intuito de direcionar os veículos pesados à direita, permitindo que os veículos mais leves se desloquem com mais rapidez, causando menos estresse e também diminuindo a probabilidade de acidentes.