O Corpo de Bombeiros de Picos registrou nos últimos meses um aumento alarmante de focos de incêndios na região.  Somente no mês de agosto já foram registadas 99 ocorrências. Segundo o capitão Rangel Martins, subcomandante do 4º GBM de Picos, a tendência é ter um aumento no mês de setembro.

“Chegamos ao número de duzentas e onze ocorrências já esse ano de incêndio em vegetação, fora as outras ocorrências que o corpo de bombeiros também atende de sua competência. Só no mês de agosto, até dia vinte e sete, já estamos com noventa e nove ocorrências atendidas, e a gente vê essa crescente. Começou ali em junho com vinte e cinco, aí veio julho com setenta e cinco e agora estamos nesse número aí de uma média de quase quatro ocorrências por dia. Só que a gente sabe que tem dia que tem, pode ter uma, duas e outra pode ter dez, como vem acontecendo nesse período. E a tendência é ter um aumento ali em setembro, porque a gente tem os picos é pelo histórico ali no final do mês de agosto, exatamente como estamos”, disse.

O capitão ressalta que a maioria das ocorrências atendidas pelas equipes do corpo de bombeiro de Picos é na zona urbana e a maioria em terreno baldio.

“Ou seja, a gente ainda percebe a prática, a cultura das pessoas de fazer a limpeza de seus terrenos através da queima. Eu acho que que tem a percepção de que deve ser mais barato, mais rápido, só que a gente tem que buscar através da educação que essa prática é proibida, é uma prática ilegal inclusive através da lei de crimes ambientais. E o Corpo de Bombeiros, como também a Secretaria de Meio Ambiente, fazem essa educação das pessoas através de palestras, de panfletos, a própria mídia”, explicou.

Confira a entrevista

capitão Rangel Martins