A corrida pelo comando do Palácio Coelho Rodrigues tem se intensificado nos últimos dias. Os postulantes ao cargo máximo do município estão mexendo as peças no tabuleiro do xadrez e elevando a tensão entre seus seguidores.
O defensor
O deputado estadual Aldo Gil (Progressistas) vem atuando como um legitimo beque central na defesa do projeto de reeleição do prefeito Gil Paraibano (Progressistas). O parlamentar tem dedicado bastante atenção às lideranças para evitar possíveis revés, e ao mesmo tempo, investido em líderes ligados à oposição.
Não está parado
O deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), também não está parado. Sem fazer alarde, o emedebista tem intensificado as articulações e em breve apresentará um pacotão de líderes que lhe apoiarão na corrida pelo Palácio Coelho Rodrigues.
Agenda cheia
Segundo uma fonte da coluna, na agenda de Pablo Santos, consta vários compromissos que poderão resultar em apoio ao seu projeto de concorrer à sucessão do prefeito Gil Paraibano no ano que vem.
Na disputa
O vereador Marcos Buriti (PTB) segue sua trilha no sentido palaciano. O petebista garantiu que apesar das conversas que manteve com o deputado Pablo, permanece na disputa e não tem planos de recuar.
Com o bloco na rua
Quem também mantém seu bloco na rua é empresário Cacique. Segundo ele, a ideia de pleitear o cargo máximo do município é renovada a cada dia, e pelo menos por enquanto, não ventila desistir de concorrer o direito de gerir a “Capital do Mel”.
Na canela
O prefeito Gil Paraibano, contando com a contribuição do seu principal articulador político, Aldo Gil, conseguiu tirar mais uma liderança política ligada à vereadora Valdívia Santos (PT).
Bola da Vez
As bolas da vez que foram retiradas das biqueiras da casa da vereadora no povoado Fátima do Piauí. Valdívia perdeu para a peleja eleitoral do próximo ano, o apoio do empresário Aderson Brita e seu sobrinho, o jovem Arielson. Os entendimentos caminham para que Airielson concorra a cadeira na Câmara Municipal representando o grupo do prefeito Gil.
Qual será o efeito?
Só após a abertura das urnas no ano que vem vai ser possível constatar os estragos que a baixa no grupo de apoio da parlamentar irá provocar em seu desempenho eleitoral. Mas partidários do prefeito Gil, calculam que paraibano irá jogar a petista nas presas da leitoa.
Tranquila e calma
A vereadora Valdívia Santos não perdeu o rebolado e afirmou que as baixas não causaram o estrago que está sendo propagado pelo grupo governista. A parlamentar acredita que as lideranças que deixaram de lhe seguir politicamente, não arregimentarão seu eleitorado a ponto de comprometer sua reeleição.
Empenhado
O vereador José de Arimateia Luz, o Maté” (Progressistas), foi recebido recentemente pelo deputado federal Jadyel da Jupi (PV). O parlamentar afirmou a este colunista que a reunião foi muito produtiva e que o deputado reafirmou o comprimisso de contribuir com desenvolvimento do município de Picos. Maté afirmou que o deputado se comprometeu em colocar recursos, por meio emendas parlamentares, que terá direito a indicar, a partir do próximo ano, para a construção de duas passagens molhadas para a zona rural e 20 mil metros de pavimentação poliédrica para a zona urbana.
Conectado
O vereador Chaguinha (PTB), que reassumiu sua cadeira na Câmara Municipal após três meses afastado do mandato, perece ter voltado mais conectado com a gestão do prefeito Gil. Segundo um observador da cena política picoense, o discurso do parlamentar na última sessão teria deixado integrantes da oposição, que sonham com o desbanque do grupo nerista no palanque oposicionista, com uma pulguinha atrás da orelha.
De vento em poupa
Em Santo Antônio de Lisboa, a pré-candidatura do Policial Erivaldo Lopes (PT) está ganhando proporção gigantesca. O pré-candidato será apoiado pelo atual prefeito, Dr. Karlão (MDB), que não disputará a reeleição, e do ex-prefeito, Assis Cipriano (MDB).
Arco forte
O prefeito Dr. Karlão mantinha uma parceria política com o ex-prefeito Wellington Carlos (Progressistas), inimaginável de ser desfeita, mas como há um ditado popular que ‘política é como nevoeiro’, o fenômeno desfiou para o lado da terra do petista. Erivaldo Lopes conta com o apoio da maioria dos vereadores da atual legislatura, além das bênçãos do governador Rafael Fonteles (PT).
Prospectando
Já para as bandas da oposição, especula-se que o médico Cleiton Silva, com o apoio do ex-prefeito Wellington Carlos, poderá ser o desafiante no embate eleitoral do próximo ano. Segundo informações vindas da “Capital do Caju”, esse é o desenho que está sendo montado para a eleição do ano que vem no município.
Sem mexida
Há um ditado popular que diz que em time que está ganhando, não se mexe, pois bem, em Itainópolis o grupo que dá sustentação política ao prefeito Miguel Rodrigues (Republicanos), adotou essa máxima. O gestor irá buscar sua reeleição ao lado do atual vice, o ex-vereador João Batista (PT). Lá, a relação entre os aliados do prefeito andou meio estremecida, mas os grupos políticos que lá dão sustentação, decidiram por fim às rusgas, e marcharem juntos novamente no pleito vindouro.