O deputado Jadyel Alencar, também conhecido por “Jadyel da Jupi” (PV) apresentou nesta quinta-feira (03), uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Congresso para destinar recursos federais no orçamento do próximo ano para a produção de energia limpa na região Nordeste do país.
De acordo com o parlamentar, o potencial do Brasil, sobretudo nos estados nordestinos como produtores de energia limpa e renováveis, mostra que o país tem muito a contribuir com as metas de redução da emissão dos gases de efeito estufa definidas nas conferências da Organização das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
“Nossa região é privilegiada, 84% da energia eólica do país é produzida aqui. E temos outros potenciais, como a incidência do sol e fatores geográficos privilegiados. Vamos lutar para aprovar o texto no orçamento de 2024”, afirmou Jadyel.
Ainda segundo ele, o governo deve aprimorar o arcabouço legal sobre o tema, bem como estudar tratamentos tributários diferenciados para incentivar a implantação de projetos de energia limpa.
Conforme o congressista, a emenda de sua autoria beneficiará várias cidades localizadas na região centro-sul piauiense, pois nestes municípios existem usinas gerando energia limpa, e outras em avançados processos de instalação e a tendência é que haja um crescimento ainda maior.