O deputado Aldo Gil (Progressistas), após seu retorno para a agenda administrativa do prefeito Gil Paraibano, vem jogando, tanto na defesa, quanto no ataque. O parlamentar tem sido cuidadoso para não deixar os grupos que fazem oposição ao prefeito tiraram lideranças da base governista, e ágil no ataque para tirar integrantes dos grupos oposicionistas.
Desfalcou o adversário
E por falar nisso, Aldo Gil pavimentou o caminho que tirou do grupo do deputado Pablo Santos (MDB), a líder política Deusivânia Ferreira, popularmente conhecida por “Boneca”. Ela era integrante do staff político da vereadora Valdívia Santos, e representa a grande região do povoado Samambaia.
Ficou no quase
A adesão seria anunciada durante entrevista coletiva concedida pelo prefeito, onde divulgou um pacote de obras e investimentos para a cidade. No entanto, os ex-aliados de boneca tentaram reverter a situação e até retardaram a manifestação de apoio, mas não obtiveram êxito na investida. No início da tarde, ela, além de afirmar sua mudança de grupo político, informou que pleiteará uma vaga na Câmara Municipal de Picos.
De grão em grão
Outra aquisição recente obtida pelo grupo governista foi a líder comunitária Mary Viana. Com forte atuação nos povoados Estrevaria, Cristovinho e Carnaíbas, ela é mais um desfalque no time da oposição. Segundo um dos integrantes da equipe, parece que os atletas não estão pondo muita fé na principal estrela do plantel e foi mais além, o participante teme que o mesmo sentimento venha a contaminar também os torcedores.
Gesto de nobreza
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores parece que decidiu declarar total apoio à pré-candidatura do deputado Pablo Santos (MDB), para a sucessão do prefeito Gil. Os companheiros se reuniram nesta semana e resolveram adiar o sonho de tentar comandar o Palácio Coelho Rodrigues.
Em aberto
Segundo o vereador, Wellington Dantas, que também é presidente da legenda, o PT não havia lançado seu nome e muito menos de qualquer outro companheiro da sigla. Ainda de acordo com presidente, a decisão do partido representa um gesto de quem quer a unidade das oposições e também a boa aceitação do nome do deputado Pablo Santos (MDB), junto ao eleitorado, que conforme o petista, existe.
A casa é sua
Pablo Santos, inclusive, marcou presença na reunião dos companheiros. O parlamentar recebeu o apoio de mais de 80% dos membros da sigla em sua eleição para a Assembleia Legislativa. Ele tem declarado reiteradas vezes que se sente muito à vontade no meio turma colorada.
Festa de arromba
O deputado estadual Pablo Santos tirou uma semana para dedicar um descanso em solo argentino, mas segundo pessoas próximas ao pré-candidato, ele irá lançar sua pré-candidatura no próximo mês de agosto e será uma festa de arromba, literalmente falando.
Número 1
Enquanto a disputa às prefeituras movimenta vários municípios brasileiros, especialmente as capitais dos estados, várias cidades da macrorregião de Picos, apenas um postulante poderá se habilitar a ocupar o maior posto do Executivo local a partir de 1º de janeiro de 2025. Situações como essa, mostram fragilidade da oposição, decorrente do êxito do comando do município.
Força máxima
Segundo um cidadão dom-expedito-lopense, ouvido pela coluna, seu município tende a se enquadrar dente estes. Lá, o prefeito Valmir Babosa (Republicanos), que está no segundo mandato, tem feito uma administração bastante austera. O que se comenta por aquelas bandas, é que já na sua campanha de reeleição, o gestor deixou de lado uma indisposição que tinha na hora de meter as mãos nos bolsos. Comenta-se que Barbosa já até escolheu o nome que irá apresentar ao eleitorado para sucedê-lo e virá como um rolo compressor para cima dos adversários, se por um acaso vier a aparecer.
Tranquilo
Outro município em que o resto que sobrou do grupo da oposição anda meio indisposta, é Jaicós. O prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, além de estar muito bem avaliado pela população jaicoense, ainda tirou vereadores e várias lideranças políticas do grupo oposicionista. O gestor terá seu vice Wesley Bispo como candidato a defender seu legado construído ao longo dos oito anos de mandatos.
Indispostos
Pelo lado da oposição, os nomes do ex-vereador Mávio Silveira (PT) e do atual, Branco Rodrigues (PP), são os dois mais expressivos. Mávio detém boa densidade eleitoral, mas após concorrer em duas eleições seguidas sem obter êxito, vem demonstrando não ter interesse em participar do processo eleitoral como candidato. Já Branco, que também exerce forte liderança, teve seu grupo desidratado devido ele estar fora do poder.
Sossegado
Em Francisco Santos, o prefeito Luís José (PSD) não vislumbra muita dificuldade no embate eleitoral vindouro. Ao que tudo indica, o gestor manterá a parceria com seus aliados e trabalhará pela recondução do seu vice, o ex-prefeito Edson de Carvalho, ao comando do município. Ambos possuem uma longa trajetória de parceria política na terra dos espiritados, como são apelidados os francisco-santenses.
Soberano
No município de Belém do Piauí, o prefeito Ademar está em seu quarto mandato e reina soberano no ex-povoado de Campo Alegre. Desde da eleição de 2004, quando se elegeu ao cargo de prefeito pela primeira vez, ele jamais deixou de dar as cartas por lá quando não está na gestão, é substituído por alguém que tenha seu DNA. Ademar ainda não anunciou os nomes que irão apresentar para compor a futura chapa majoritária. Mas também poderá o homem olhar para o retrovisor e não ver nem sinal de quem poderá vir a enfrentar o seu escolhido.
À vontade
Sussuapara é outro município em que o prefeito Naerton Moura (MDB) desfruta de uma situação para lá de confortável. O mandatário possui uma excelente parceria com o ex-prefeito Edvarton Rocha, o Pé Trocado; e ampliou sua base de apoio e ainda conseguiu inserir todos os aliados no projeto administrativo. Na vizinha cidade, não se ouve nem um tipo de queixa do seu grupo de liderados. Uma das táticas eleitorais do prefeito é se fazer presente em todo e qualquer movimento em que o povo esteja.
Habilidoso
Em São José do Piauí, o prefeito Adamaelton Bezerra (MDB) adotou também a tática de inclusão de sua base na governança. Com uma gestão descentralizada, o “gordinho”, como é apelidado pelos colegas prefeitos, demonstra grande desenvoltura política. Os adversários de Adamaelton se estiverem se movimentando, é de forma tímida.
Da mesma forma
Lá para as bandas de São João da Canabrava, o prefeito Elson Silva (MDB), pelo que tudo indica, ele terá vida fácil no seu projeto de reeleição. Seu adversário na última eleição, Deusimar Lima, o “Dedeza” (PSD), após perder duas eleições seguidas,não dá sinais de que irá pleitear o cargo máximo do município na eleição do ano que vem.
Como diria Mão Santa
Mas como diria o ex-governador Mão Santa, atentai bem esta análise, é um recorte de momento. Afinal, há um ditado popular que ‘política é como nevoeiro, pode dissolver em chuva ou não’. E nela tudo pode acontecer, inclusive, nada.