Médica do CTA fala sobre os perigos e formas de prevenção contra as hepatites virais.
Durante o mês de julho o Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos, o CTA, realizou uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre as hepatites virais. Nesta terça-feira (25), o CTA promoveu o encerramento da campanha com a realização de diversos serviços de saúde em frente à sua própria sede.
Fábio Bernardes Coordenador do CTA de Picos lista algumas atividades que foram realizadas durante esse mês, como: ações na UFPI; uma atividade em parceria com os Amigos da Comunidade no Sest/Senat e ações nas UBS e no próprio CTA.
“Hoje, além dos exames habituais estamos realizando a vacinação da Hepatite B, além também da vacina mpox, contudo, esta última, é para casos mais específicos, onde a gente entra em contato e a pessoa vem até o CTA. Por incrível que pareça estamos observando um número de pessoas além da média procurando a vacina”, destaca.
Fábio frisa na importância dos serviços prestados pelo CTA para a população de Picos, ele acredita que esse período da Campanha Julho Amarelo é importante também para as pessoas conhecerem mais esses serviços.
“Prestamos várias informações como as formas de contágio, e os cuidados que devemos ter com as hepatites e a importância da testagem de forma precoce, pois quanto mais cedo o tratamento inicia melhor é para o paciente. O CTA conta com uma médica especialista e isso torna algo mais acessível para a população, tanto o atendimento como o tratamento são realizados no CTA”, informa o Coordenador.
A médica do CTA de Picos, Dra. Cristina Luz conta que há cinco tipos de hepatites: A, B, C, D e E. Segundo ela, as hepatites mais preocupantes são as B e C, pois estas podem causar uma lesão chamada de hepatopatia crônica que gera cirrose hepática e grande risco de câncer ne fígado.
“A importância de o paciente procurar o serviço de saúde como o CTA é para realizar a triagem se é ou não portador desse vírus, pois eles não causam sintomas e quando causam são inespecíficos. É importante os adultos acima de 40 anos estarem realizando o teste rápido para identificar se é reagente ou não de hepatite B ou C”, informa a profissional.
Dra. Cristina Luz frisa que o CTA realiza esses testes de forma gratuita e o resultado dos testes rápidos saem dentro de poucos minutos. “Caso o paciente apresente reagente positivo ele já é encaminhado para passar com o atendimento médico para realizar a confirmação e o tratamento”, finaliza.
CCOM – PMP