Por: Daniel Holanda.

 

O CTA levou vários serviços, como por exemplo, realização dos testes de: HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.

Uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos(CTA) participou na manhã do último sábado(22), de uma ação social promovida pelo SEST/SENAT em parceria com o Projeto “ Amigos da Comunidade”. O evento aconteceu na sede da instituição.

Na oportunidade, o CTA levou vários serviços, como por exemplo, realização dos testes de: HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C; prestou orientações com uma equipe especializada, além da entrega de insumos (preservativos, folders).

Segundo o coordenador do CTA, Fábio Bernardes, o evento faz parte de uma série de atividades realizadas no “ Julho  Amarelo”, mês de luta contra as hepatites virais.

“Nesse mês de julho a gente está desenvolvendo várias atividades  em alusão ao mês de combate às hepatites. E hoje a gente está aqui nesse evento muito bem organizado pela  equipe do SEST/ SENAT. Vamos fazer a realização dos testes de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. Também vamos prestar orientações com uma equipe especializada.”, explicou o Coordenador.

De acordo com o coordenador de Promoção Social do SEST/SENAT, Layo Feitosa, a ação faz parte de um cronograma de atividades que a instituição elabora em benefício da população. “A gente está fazendo um evento direcionado para comunidade picoense e macrorregião.  Durante o ano o SEST/SENAT realiza várias ações que são chamadas de mobilizações nacionais. Então dentro dessas mobilizações a gente costuma oferecer serviços a um determinado público.  Essa ação, ela é voltada para o dia do motorista que acontece esse mês. Nós  estamos promovendo ações de saúde, esporte, lazer e cultura, tanto para os motoristas, como também, para a comunidade em geral”, falou o Coordenador.

 

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.