A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, e em parceria a Superintendência Estadual dos Direitos Humanos, realizaram na manhã desta quinta-feira(20), um mutirão de atualização cadastral para as comunidades de terreiros de Picos. O cadastro aconteceu na Rua São Francisco – centro, antigo prédio da IAPEP.
A superintendente de promoção da igualdade racial e povos originais do governo do Estado, Assunção Aguiar, destacou a importância do cadastramento para as comunidades de terreiros.
“A importância é tirar toda essa população que hoje aparece nos cadastros como outro tipo de religião, nós estamos querendo que as pessoas se identifiquem, diz quem elas são, onde elas moram, e depois que elas se identificarem possamos trazer políticas públicas”, destacou a coordenadora.
De acordo com a coordenadora do Cadastro Único de Picos, Núbia Cristina, o cadastro Único facilita o acesso de serviços essenciais à população.
“ O mutirão é uma ação que está sendo voltada para o grupo de raízes do Brasil e Associação dos Povos de Axé em Picos. O Cadastro visa possibilitar à população de Matrizes Africanas e Terreiros, o acesso rápido e prioritário às informações do Cadastro Único e outros serviços essenciais aos cidadãos, como a atualização do RG e outros documentos”, afirmou a Coordenadora.
Para se cadastrar é preciso que os interessados apresentem os seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, carteira de trabalho e certidão de casamento.