Em grande parte dos municípios piauienses as pré-candidaturas a prefeitos e prefeitas, visando a sucessão do ano que vem, já estão em debate alto, gerando tensões e conflitos, mas também soluções e harmonias. Portanto, a partir de agora é normal e permitido começar a armar as tendas das pretensões. Obviamente, que respeitando a legislação eleitoral e o rito normal das gestões municipais – isso para quem está no posto e quer reeleição, ou para quem não tem mais esse direito, mas pretende indicar e eleger um candidato.
À espera
Em Picos, o atual prefeito Gil Paraibano (Progressistas) está de camarote, só não se sabe se está bebendo gela e tomando ciroc, como diz um trecho da letra da música do forrozeiro Wesley Safadão. O certo é que Paraibano aguarda quais os preceituáveis irão lhe enfrentar nas urnas.
Novidade no ar
E não é que surgiu mais um pré-candidato à sucessão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas). O empresário Cacique reuniu amigos em um restaurante da cidade para anunciar sua intenção de disputar o cargo máximo do município na eleição do ano que vem. No encontro, os convidados usaram os dedos para formar a letra C e posar para foto. Agora é esperar ver se a pré-candidatura vai dar liga.
Ventilou
O deputado Talhes Coelho (Progressistas) também andou ventilando a possibilidade de entrar na disputa. O parlamentar possui perfil político arrojado. A declaração dada por Dr. Thales, como é chamado o político, deixou bastante assanhada sua militância. Mas segundo os analistas, dificilmente a legislação eleitoral irá permitir que seu nome seja inserido nas urnas eletrônicas no pleito vindouro.
Quer sair na foto
O empresário Josely de Lima Oliveira, popularmente conhecido pelo apelido de “Zomim”, é outro que tem dado pintas de quem quer aparecer na foto da futura da chapa majoritária do grupo que faz oposição ao prefeito Gil. O empreendedor tem feito movimentos inclinando neste sentido.
Só entusiasmos
Uma recente pesquisa eleitoral realizada no município picoense pelo Instituto Soma, traz o vereador e pré-candidato a prefeito Marcos Buriti (PTB), como o menos rejeitado entre os nomes listados na consulta. Apesar de os números mostrarem apenas um recorte de momento, o resultado deixou Buriti para lá de entusiasmado no atual momento da pré-campanha.
Estilo mineirinho
O presidente da Câmara Municipal de Picos, Eriberto Barros (Progressistas), tem adotado o estilo mineirinho. Sem fazer alarde e com bastante cautela, ele tem intensificado as andanças em bairros e povoados do município. Ao que tudo indica, o esforço do vereador tem por objetivo alçar voo mais alto na política local. A movimentação do parlamentar não parece ser de quem busca apenas renovar o mandato.
Veio para dentro
O deputado estadual Aldo Gil (Progressistas) está decidido a defender a permanência do prefeito Gil no comando do Palácio Coelho Rodrigues. O deputado se licenciou do mandato e irá reassumir a Secretaria Municipal de Saúde.
Marcação serrada
O retorno de Aldo à gestão municipal já começou a gerar um pouco de preocupação no grupo de oposição. Na avaliação de um dos membros do seleto grupo, a presença do deputado na agenda administrativa dificultará por demais a vida dos oposicionistas.
Com o pé na estrada
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), também vem dedicando boa parte do seu tempo para fazer articulação política. Mas boa parte dos defensores de sua pré-candidatura entenderem que o emedebista já deveria estar andando em quinta macha. Pablo, no entanto, vem conduzindo o trabalho de forma cautelosa.
Voltou a ventilar
Quem andava meio tímido com sua pretensão de também colocar seu nome à disposição do eleitorado picoense, era o vereador Wellington Dantas (PT), pois não é que esta semana em entrevista à imprensa local, o petista voltou a manifestar o desejo de se tornar um possível candidato.
Deu o aval
Lá em Santana do Piauí, a prefeita Maria José (Progressistas), anunciou o seu vice, Neli Borges (PTB) e o vereador Marcos Venício (MDB), como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Além de anunciar a futura chapa majoritária, a mandataria ainda recebeu as adesões ao seu grupo político do vereador Deusim (PSD) e do ex-vereador João Chico (PSD), que foi candidato a vice-prefeito na chapa derrotada pela gestora no pleito de 2020.
Muito estranho
O anúncio das adesões correu uma semana após os novos aliados da prefeita terem jogado um balde de água fria no grupo oposicionista. João Chico era cotado para compor uma possível chapa majoritária com o ex-vereador Geosmar Aquino, “O Bau”, mas no encontro de tática eleitoral da oposição, eles só compareceram após duas horas de atraso e chegaram ao local do evento parecendo estarem vindo da Antártida, o continente mais frio do planeta.
Que é que foi, que é que há?
João Chico, em discurso feito de forma cabisbaixa, anunciou que não disputaria mais a eleição do próximo ano e declarou neutralidade. Já Deusim, alegou estar psicologicamente abalado devido ao estado de saúde de um parente que foi vítima de um acidente automobilístico e se manteve em silêncio total.
Efeito da mosca verde
Mas segundo informações de uma fonte, os dois políticos receberem na noite anterior emissários da prefeita em um bate-papo que se estendeu até alta horas. De acordo com a mesma fonte, os dois políticos já foram para o encontro picados pela mosca verde do poder santanense.
Não haverá W O
E ainda falando da política do antigo Saco do Engano, o ex-prefeito Valdenilson Dias (PSD) e o ex-vereador Bau, garantem que o grupo de oposição terá candidato a prefeito, e a eleição não será mamão com açúcar para os governistas, como segundo eles, andam arrotando alguns integrantes da panela do poder.
Nebuloso
No município de Santo Antônio de Lisboa, o clima político no grupo de oposição continua nebuloso. Segundo um dos seus integrantes, na “Capital do Caju” nada ainda está definido e supressas poderão acontecer. Então vamos aguardar, né!?
Vai sentar à mesa
O deputado federal Jadyel Alencar, mais conhecido por “Jadyel da Jupi” (PV), anunciou que pretende participar da mesa de discussão sobre a eleição do ano que vem no município de Picos. O parlamentar disse que será um soldado do deputado Pablo Santos (MDB), que foi o escolhido do governador Rafael Fonteles (PT), para enfentar o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) no seu projeto de reeleição.
Retribuição
Jadyel declarou que além de contribuir para ver vitoriosa a futura chapa majoritária, irá subir e descer os morros da “Capital do Mel” pela a reeleição dos vereadores Toinho de Chicá, Maté e Valdívia Santos. Também é objetivo do deputado ajudar a professora Creusa Nunes (Sem Partido) conquistar sua sonhada cadeira na Câmara Municipal.
Será mesmo?
Correu um comentário no cercadinho da futrica, situado entre os palácios Coelho Rodrigues e Helvido Nunes, que o ex-prefeito padre Walmir Lima (Sem Parido) teria sido aconselhado por um ex-político, que embora tenha se aposentado dos embates eleitorais, mas ainda detém uma enorme força, a lançar seu nome para tentar voltar a comandar os destinos do município de Picos no pleito do ano que vem.
É fake
Segundo informou uma pessoa próxima ao ex-prefeito, o comentário da possibilidade do ex-gestor colocar seu nome para o embate eleitoral do próximo ano não passa de mexerico. Conforme o informante, a notícia falsa teria sido plantada por integrantes do grupo e opositores ao prefeito Gil Paraibano.