O Piauí chegou a marca de 99.655 estudantes inscritos para a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, um aumento de 12% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 83.308 inscrições.
Os números foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI). Segundo o órgão, o aumento de inscritos no Enem faz parte de uma intensa mobilização da pasta junto às escolas.
Ainda de acordo com a Seduc-PI, o órgão tem prestado toda assistência, orientação e incentivo aos estudantes, com o intuito de alavancar o ingresso no ensino superior. No Brasil, quase 4 milhões inscritos farão a prova nos dias 5 e 12 de novembro.
Em 2022, o Piauí registrou a 2ª maior taxa de comparecimento nos dois dias de aplicação das provas do Enem. De acordo com dados do Inep, 62.522 compareceram aos locais do exame. O número representa 74,9% de presença, percentual acima da média nacional, que ficou em 72,1%, segundo o Inep.
Através da nota do Enem, os estudantes podem ingressar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), além de pleitear vagas em instituições de educação superior de Portugal. E
A nota do Enem também possibilita acesso ao financiamento e apoio estudantil do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ProUni, além de promover desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Por conta disso, a Seduc-PI levará o Novo Pré-Enem percorrerá os municípios do estado levando revisões e preparatórios para o Enem aos estudantes, contando com uma grande equipe de professores.
“Vamos aumentar os simulados, as revisões, fortalecer as oficinas para os professores, o reforço escolar no contraturno e o número de avaliações para que os nossos estudantes cheguem no Enem totalmente preparados para a aprovação”, disse o secretário Washington Bandeira.
fonte: cidade verde