A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) informou que o prazo para produtores rurais fazerem aquisição de vacinas para a imunização do rebanho de bovinos e bubalinos contra febre aftosa, termina nesta sexta-feira (30).

Em entrevista ao Portal Grande Picos, o coordenador do órgão em Picos, Esdras Alencar, alertou para que proprietários que ainda não adquiriram o imunizante, agilizem a situação porque após o encerramento do prazo de compra legal haverá penalizações.

“A gente orienta aos produtores que não adquiriram vacinas ainda, que procurem imediatamente, o mais rápido possível essa semana, até o dia 30, para adquirir essa vacina junto à nossas casas agropecuárias cadastradas. Comprem sua vacina e façam a declaração junto à ADAPI, assim vamos evitar sanções administrativas na forma de multas” pontuou.

Além da aquisição da vacina, os produtores também precisam fazer a certificação da vacinação. O processo para certificação é feito na ADAPI em até 15 dias após a compra da dose e consiste na comprovação de que o rebanho foi imunizado. Na campanha de vacinação 2023, essa declaração junto ao órgão deve ser feita até o dia 15 de julho, prazo final para o fechamento do relatório.

De acordo com o coordenador, até agora a procura pelas vacinas e as certificações estão correndo dentro da normalidade na agência, e as perspectivas para o fim da campanha de vacinação são positivas. “Se continuar assim acreditamos que fechamos o 90% sem muita dificuldade, mas alertamos os produtores que não realizaram suas vacinas”, finalizou.

CONFIRA A ENTREVISTA NA INTEGRA