A categoria médica do Piauí decidiu suspender as paralisações que vinha realizado, desde o mês de maio, na rede pública de saúde do Estado.
A decisão foi tomada após a categoria se reunir com o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que agora vai mediar a discussão entre a categoria e a gestão estadual.
Segundo o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi), as paralisações tinham como objetivo abrir um canal de diálogo entre a categoria e o Governo do Estado, o que não aconteceu durante o período em que as paralisações foram realizadas. O Conselho Regional de Medicina (CRM), também votou favorável a suspensão das paralisações.
Agora, as entidades médicas esperam que com a mediação do TJ-PI esse espaço de comunicação possa ser aberto.
Na mesa de negociação com o Governo do Estado, a categoria quer discutir o reajuste salarial dos profissionais da Saúde e; a realização de concurso público, para substituir os profissionais contratados sem concurso. As entidades querem, ainda, que o Governo do Estado suspenda a contratação de profissionais da saúde por empresas terceirizadas por meios das Organizações Sociais (OS), que já estão gerindo alguns hospitais no Piauí.
FONTE: CIDADE VERDE