A Secretaria de Agricultura Familiar do Piauí, em parceria com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), realizou nesse domingo (25) a entrega de 5 toneladas de alimentos para famílias em situações de vulnerabilidade socioeconômica em oito bairros de Picos. A distribuição aconteceu por meio do Programa de Alimentação Saudável (PAAS) e beneficiou 600 famílias, sendo uma cesta básica por família.

Os produtos foram entregues no centro Raízes do Brasil, local sede do MPA em Picos. Na ação, foram doados alimentos produzidos por agricultores da região como grãos, verduras e outros como macaxeiras e aboboras.

De acordo com o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar e integrante da Secretaria de Agricultura Familiar do Piauí, Clebio Coutinho, a ação foi financiada com recursos do PAS.

O PAS é um programa do governo estadual executado pela secretaria de Agricultura Familiar em parceria com organizações desse segmento, no qual os encarregados pela ação compram alimentos produzidos por pequenos agricultores do estado e distribuem para pessoas em situação de vulnerabilidade, como explica o superintendente.

“O Programa de Alimentação Saudável é um programa que consiste na aquisição de produtos da agricultura familiar com doação simultânea a instituições que fazem trabalhos socioassistenciais nos municípios do estado do Piauí” explicou.

Ainda sobre o assunto, Alfonso Galvão, coordenador do MPA em Picos, explicou que ações como essa estão sendo organizadas desde 2020 e aumentaram, principalmente, após a pandemia de Covid-19. Segundo ele, já são mais de cem toneladas de alimentos doados apenas na cidade de Picos. “Desde abril de 2020 a gente iniciou essas ações aqui na cidade em função também da pandemia da Covid-19, que agravou mais ainda a situação de fome [e] insegurança alimentar das pessoas. E através dessas ações a gente já ultrapassou a marca de cem toneladas de alimentos doados só aqui na cidade de Picos” explicou o coordenador.