Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governador Rafael Fonteles irá lançar o Plano de Expansão de Vigilância em Saúde para o fortalecimento da atenção primária às 11h30, na próxima segunda-feira (26), no Palácio de Karnak, que tem como intuito apoiar os municípios piauienses no desenvolvimento da Rede de Atenção à Saúde. 

Segundo o Governo do Estado, entre as ações previstas, estão a reforma e ampliação das estruturas físicas das regionais de saúde e a descentralização do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Piauí (Lacen), para as cidades sedes de macrorregião como Parnaíba, Picos, Floriano e também para a cidade de Bom Jesus, devido a distância e o vazio assistencial.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, afirma que pretende regionalizar e aumentar a demanda de serviços do SVO (Serviço de Verificação de Óbitos). Todas as sedes de macrorregiões serão beneficiadas, além da reestruturação do SVO de Teresina.

O governo ainda destaca que vai ainda expandir e regionalizar os serviços de reabilitação e que serão instalados Centros Especializados em Reabilitação tipo 4, os CERs, em todas as macrorregiões, beneficiando as cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. Cidades pólos do estado como Pio IX, Bom Jesus, São Raimundo, entre outras, ganharão CERS tipo 2.

Os CERs são pontos de referência para a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e têm a finalidade de realizar diagnósticos e tratamentos. Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo 3 também vão chegar às sedes das macrorregiões como Parnaíba, Picos, Floriano, além de Teresina e Bom Jesus.

Na atenção psicossocial, complementando as ações dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são de gestão municipal, a ação prevê a instalação de centros especializados de acolhimento a pacientes com depressão grave e também de prevenção ao suicídio. Serão beneficiados os municípios que compõem as sedes das macrorregiões.

O Governo do Estado informou que em Teresina, onde funciona atualmente a Maternidade Dona Evangelina Rosa, será criado um Centro de Atendimento Especializado à Pessoa Idosa, com toda equipe multiprofissional. No mesmo complexo será instalado ainda o Centro de Atenção Integral à Pessoa com autismo.

Mais saúde para os trabalhadores 

O plano que será lançado na segunda (26), também tem como objetivo a regionalização e a expansão da atenção à saúde do trabalhador, por meio dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que também serão instalados em todos os territórios de saúde, com ampliação e reforma das atuais estruturas físicas, além da aquisição de equipamentos.O Governo do Piauí ressalta que o  Plano de Expansão é uma ponte entre a atenção primária e a média e alta complexidade. 

fonte: meio norte