Hoje, quarta-feira (21), é o último dia para efetuar o pagamento da taxa de R$ 85, que corresponde à inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pagamento do valor, que confirma a participação do candidato, pode ser efetuado por meio de Pix, cartão de crédito, débito em conta ou boleto gerado na Página do Participante. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para realizar o pagamento via Pix, o candidato precisa acessar o QR code presente no boleto.
“Quem é isento não precisa fazer o pagamento. Entretanto, a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência [na edição de 2022] não significa que a inscrição no Enem 2023 foi realizada. De qualquer forma, é necessário se inscrever para participar”, informou o instituto, em nota.
Depois de concluir a inscrição do Enem 2023 na Página do Participante, o candidato deve entrar em “Pagamento/Isenção”, na página inicial. Lá, é preciso clicar no botão azul “Baixe o seu boleto”. O boleto será aberto em uma nova página. Clique no botão “imprimir” no final da tela. Em vez de selecionar uma impressora, opte por “salvar como PDF”. O boleto será salvo como arquivo de PDF na pasta de downloads do computador ou do celular. Para efetivar o pagamento, copie o código de barras no aplicativo de seu banco. Se preferir, imprima o boleto e pague em um banco ou casa lotérica.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão programadas para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro em todo o território brasileiro. O edital contendo o cronograma e as diretrizes para o Enem 2023 foi publicado no início deste mês. Além de fornecer as datas e os horários das provas, o documento apresenta informações detalhadas sobre os documentos necessários e as responsabilidades dos participantes, incluindo situações que podem levar à eliminação do candidato.
Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados no dia 24 de novembro no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados individuais serão divulgados em 16 de janeiro de 2024, também no mesmo site. O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal forma de acesso à educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Fonte: Meio Norte