Início Destaque CTA de Picos notifica 12 casos de HIV de janeiro à maio...

CTA de Picos notifica 12 casos de HIV de janeiro à maio deste ano

CTA de Picos (Foto: Wagner Araújo)

O Centro de Testagem e Aconselhamento em Infecções Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos realizou um balanço do número de casos de IST’s que foram notificadas de janeiro à maio deste ano.

Em entrevista à nossa reportagem, o coordenador do CTA, Fábio Bernardes falou sobre o assunto. “Do início do ano pra cá, nós tivemos 12 novos casos de HIV, em comparação ao ano passado, no ano todo do ano passado, nós tivemos 51 casos, então, se a gente for comparar, está dentro do esperado com relação a esses índices. Com relação à sífilis, nós tivemos um quantitativo até o momento de 39 novos casos, em comparação ao ano passado, o ao todo, nós tivemos 137, ou seja, tem uma quantidade menor de casos em comparação ao ano passado”, pontuou.

O coordenador destacou que na grande maioria dos casos notificados de HIV e sífilis, o público mais afetado é o masculino com faixa etária de 18 à 29 anos. Ele ainda frisa que existe um aumento na procura dos testes no CTA e que é notável que as pessoas estão perdendo o temor e procurando com mais frequência a medicação que é para prevenção.

Segundo o gestor, o período de maior procura pelos testes se intensifica após determinadas datas festivas. “Geralmente, a gente observa, por exemplo, pós carnaval onde geralmente é um período que tem várias festas também, agora questão das festas juninas, a gente observa uma procura maior”, frisou.

Fábio explica que eles fazem divulgação do CTA através das mídias com o intuito de incentivarem as pessoas a irem em busca de realizar seus exames e afirma que são exames simples e necessariamente, não precisa de um pré-encaminhamento, basta levar a documentação, como RG, cartão do SUS. A média de tempo para receber os resultados é de cinco dias.