Dados extraídos do Sistema de Prevenção e Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), da Força Aérea Brasileira (FAB), apontam que o Piauí registrou 41 acidentes e incidentes envolvendo aeronaves na última década, que resultaram em 10 mortes. Só em 2023 foram três ocorrências, incluindo as duas mais recentes em Teresina.
No último domingo (11), um avião de pequeno porte caiu em uma lagoa próximo ao Encontro dos Rios, na zona Norte de Teresina. Ontem (12), uma aeronave monomotor realizou um pouso forçado em um campo de futebol, na mesma região da cidade.
Em ambos os acidentes os pilotos e ocupantes sofreram apenas lesões leves.
O terceiro caso registrado no Piauí em 2023 aconteceu no dia 02 de janeiro, no aeródromo de uma fazenda no município de Ribeiro Gonçalves ( a 560 km de Teresina). De acordo com o Sipaer, uma aeronave que realizava a atividade de pulverização agrícola efetuou dois toques na pista de pouso, o que ocasiou o contato das hélices com o solo.
Os casos são investigados pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA).
O Sistema de Prevenção e Acidentes Aeronáuticosaponta ainda que na última década foram registradas 10 mortes e seis aeronaves destruídas em acidentes e incidentes aeronáuticos no Piauí.
Em todo o país foram contabilizados 267 acidentes e incidentes envolvendo aeronaves, com cinco veículos destruídos e 24 mortes no primeiro semestre de 2023.
fonte: CIDADE VERDE