O Ministério da Saúde liberou a vacina contra a influenza para toda a população. Diante disso, as secretarias de saúde já começaram a organização do calendário vacinal.
A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Picos, Mariana Fontes, explica que nessa semana ainda estão sendo feitas as aplicações em grupos prioritários que são as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e puérperas, idosos de 60 anos e mais, professores do ensino básico e superior, tanto da rede pública como da privada, as forças de segurança e salvamento que são os policiais civis, militares e federais, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, funcionários do sistema prisional, mas que a partir da próxima semana todas as pessoas poderão receber a dose.
Mariana ressalta que essas doses serão aplicadas de acordo com a organização de cada município e que em Picos ainda não foram recebidas todas as remessas da vacina. Ela conta que no próximo sábado (20), a Secretaria de Saúde realizará o Dia D da campanha de vacinação.
“Nesse sábado dia 20, faremos o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, onde todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e duas unidades básicas da zona rural estarão com as suas salas de vacinação abertas de 8 da manhã às 4 da tarde para que esses grupos prioritários, que por algum motivo não conseguiram se vacinar ao decorrer dessa campanha, possam estar se imunizando nesse dia”, afirmou.
A coordenadora ainda destaca que a influenza é grave, onde pode acontecer internações e até mesmo óbitos e é por isso que anualmente as vacinas são ofertadas. Ela explica que nos primeiros passos que o Ministério da Saúde destaca é a vacinação para os grupos prioritários, mas que devido a baixa procura pela dose, todos os públicos já podem tomar sua dose. “Todos os anos o Ministério da Saúde estabelece grupos prioritários para serem vacinados com essa vacina. Infelizmente nesse ano de 2023, a procura está baixa em todo o país e com vista disso, o Ministério resolveu liberar a vacina para a população em geral”, pontuou.
A vacinação contra influenza é necessária, mas acabou sendo menos procurada durante o período da pandemia da COVID-19. Mariana esclarece mais sobre essa questão. “Desde o início da pandemia a procura da vacina contra influenza, especialmente quando surgiu a vacina contra covid, a população deixou um pouco de lado a procura pela vacina contra influenza”, relatou.
Falando sobre os casos da COVID-19 em Picos, a coordenadora pontuou que a vacina está disponível no Picoense Clube de 8h às 12h, de segunda a sexta e está sendo aplicada por faixa etária para evitar lotações.