Início Colunas Panorama: O 10 de ouro puxado por Gil no baralho da sucessão...

Panorama: O 10 de ouro puxado por Gil no baralho da sucessão municipal

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, que acontecem em outubro de 2024, os bastidores da política do município de Picos, começam a se movimentar. O baralho já foi traçado e as cartas entregues aos jogadores no jogo da sucessão municipal. O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) arrancou um 10 de ouro no carteado, e segundo um dos seus tapias, o gestor poderá arrancar em breve outra carta de igual valor.

Escondendo o leite

O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) declarou que está focado na gestão e que se no próximo ano sentir um clima favorável, discutirá com seu grupo uma possível reeleição, mas o comportamento de Paraibano é de quem começou a pavimentar sua permanência à frente do Palácio Coelho Rodrigues.

Em busca do papel principal

Pablo Santos (MDB) Foto: Daniela Meneses

Pelo lado das oposições, as movimentações caminham para um possível senário onde o deputado Pablo Santos (MDB) venha a ser o ator principal. O emedebista tem se movimentado como se pisa em casca de ovo, com muito cuidado para não desagradar os atores coadjuvante e não deixar nascer um vilão no núcleo oposicionista. Apesar de respeitar todos os parlamentares, buscando agradar o empresário Araujinho (PT), pois caso o petista não possa atuar competindo na telenovela eleitoral do próximo, ele seja o diretor do folhetim.

De volta à casa do pai

Como já havia declarado em outras oportunidades o suplente de vereador Renato Ibiapina (PT) voltou a reafirmar que o prefeito Gil Paraibano é o seu segundo pai. O petista deu a declaração durante a solenidade de posse do seu sobrinho Lucas Gomes na Secretaria Municipal de Finanças. Renato ganhou a pasta como dote após retornar à casa do pai.

Sem dramas

Já o deputado Pablo Santos declarou que recebeu com naturalidade a notícia do desligamento do ex-vereador do seu grupo Político. O parlamentar lembrou que é bíblico que os filhos devem ser obedientes a seus pais, e neste caso entende a obediência do vereador

Será mesmo?

Renato garantiu que o seu rompimento com o deputado Pablo Santos não interferirá na relação dele com os demais membros da base do governador Rafael Fonteles, que foram por ele apoiados na cidade de Picos. É esperar para ver se o petista consegue a proeza de flutuar nos palácios de Karnak e Coelho Rodrigues.

Não é bem assim

O deputado disse que não guarda nenhum tipo de mágoa ou recentimento do ex-vereador, mas segundo fontes, Pablo Santos já começou a remover algumas figurinhas que havia cedido para o ex-aliado na estrutura do governo do estado.

Novo queridinho

O vereador Evandro Paturi recebeu rasgados elogios do prefeito Gil Paraibano. Paturi detinha a indicação da Secretaria de Finanças e abriu mão da pasta dos números para que o gestor pudesse acomodar ex-vereador Renato Ibiapina, o filho desgarrado que tinha enveredado por outros caminhos e retornou à casa do pai.

Atentai bem

Como diria o ex-governador Mão Santa: ‘atentai bem’, a eleição do ano que vem poderá trazer algumas surpresas na política picoense. Segundo um experiente observador da cena política da “Capital do Mel”, o líder político Fabiano Oliveira (PCdoB) poderá ser uma delas. O comunista que sempre teve um bom desempenho nas vezes em que tentou uma vaga na Câmara Municipal, no pleito vindouro virá com um upgrade no seu grupo de apoiadores.

Bem visto

Dizem que o alto clero do grupo oposicionista está vendo com bons olhos o nome de Fabiano. Ele conta também o apoio do deputado federal Florentino Neto (PT). O líder político apoiou o ex-governador Wilson Martins (PT) na eleição do ano passado, mas recentemente fechou parceria política com o petista.

Atento

O vereador picoense José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho, encontra-se em Brasília acompanhando de perto a liberação das emedas parlamentares por parte da União. Como o parlamentar é responsável pela articulação política do gabinete do deputado federal Florentino Neto (PT) em Picos e outros diversos municípios de diferentes regiões do estado ele está acompanhado de perto a tramitação no centro do poder na Capital Federal.

Coisas do passado

Há uma máxima na história da política picoense que, politicamente falando, as famílias Santos e Eulálio não bebem água da mesma garrafa. Mas parece que a atual geração de político de ambos os lados irão pôr fim as querelas do passado. Pelo visto, a sede que existe pelo comando do poder local vai fazer os descendentes das tradicionais famílias tomarem o precioso líquido e nem copo irão utilizar, botarão mesmo é a boca na jarra.

Segue Firme

O empresário e pré-candidato a vereador Adalberon Filho, acompanhado dos seus apoiadores, os empresários José Cleones e Valbertino Bertino, visitou a “EXPOSOJA” no município de Uruçuí. Durante a feira, Beron Filho se encontrou com o deputado Severo Eulálio e o governador Rafael Fonteles. Segundo o pré-candidato, no meio dedo de prosa que teve com sua excelência, fez alguns pleitos em favor do município de Picos. Beron, como é conhecido no meio político e empresarial, segue firme no seu projeto de conquistar uma cadeira no legislativo picoense.