Nesta segunda-feira (08), o programa Valorizar foi retomado no município de Picos através de uma feirinha de artesanato que está sendo realizada no Shopping do Povo. De acordo com Iata Rodrigues, secretário do Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, o programa existe desde 2017, no entanto, foi descontinuado, Iata diz estar trabalhando para retomar o projeto.
O secretário afirma que um dos objetivos do Programa é estimular os artesãos. A pasta informou que atualmente existem pouco mais de 30 cadastrados no programa. “Esse 8 de maio é muito simbólico porque estamos resgatando todos esses profissionais e criando oportunidade de eles apresentarem e comercializarem a sua arte”, afirma.
Além de resgatar o valor comercial, Iata diz que o intuito é resgatar também a cultura do picoense. “É importante fomentar e incentivar a comercialização da produção da arte local. Nós temos um bom diálogo com o Banco do Nordeste e com o Sebrae a fim de qualificar nossos profissionais”, destaca.
Iata também garante que outro Projeto será ativado o Gerar Renda que visa cadastrar autônomos, inclusive artesãos e artistas plásticos.
O prefeito Gil Paraibano esteve visitando os estandes e destaca a importância do artesão para a sociedade. “O artesão é quem mantém as tradições vivas nos quatro cantos do país e é um grande investimento”, afirma.
O gestor ainda desta que a cidade de Picos e toda região vizinha é propícia para a produção do artesanato, de diversos seguimentos.
Para Luiz Aureliano, expor o trabalho dele na feira é uma maneira de valorizar o artesão. “Aqui em Picos temos muitos artesãos que acabam ficando escondidos por não ter onde expor seu trabalho, ter uma feira para divulgar nosso trabalho é uma oportunidade muito boa”. Além disso, a expectativa do Luiz é de se tornar conhecido para que seu trabalho seja valorizado.
Durante a realização da feira de artesanato a Secretaria Municipal de Saúde de Picos pôs à disposição uma tenta com a realização de vários serviços de saúde.
CCOM – PMP