Início Colunas Panorama: Dirigentes partidários começam a fazer as contas por cadeiras na Câmara...

Panorama: Dirigentes partidários começam a fazer as contas por cadeiras na Câmara Municipal de Picos

Os dirigentes partidários no município de Picos começam a fazer as contas com o objetivo de manter e até ampliar os espaços na Câmara Municipal de Picos. Com o fim das coligações, os partidos estão de olho nas lideranças que detém uma densidade eleitoral acima 300 votos a chamada “turma da pipoca”.

Procura-se escada

Várias lideranças com esse potencial estão sendo assediadas por diversas agremiações partidária estas servirão de escadinhas para os medalhões conseguirem permanecerem nas acolchoadas cadeiras.

Sem utilidade

Já aqueles que saem candidatos simplesmente para os partidos preencherem o número de vagas, os denominados “Bucha de Canhão”, não terão mais utilidade nenhuma.

Sem espaço

Essa movimentação tem despertado até mesmo os pseudos líderes, aqueles que não conseguem o voto nem mesmo da esposa, ou vice-versa. Os picaretas, como são chamados, certamente terão menos espaço ainda.

Onda azul

Para marcar a união da nação azulão comandada pelo ex-prefeito Francisco Macedo, “o Macedão”, com o grupo político do prefeito Erivelton Barros (Progressistas), os dois líderes promoverão neste sábado (06) um grande piquenique. O convescote terá início na chácara de Macedão, após serem servidos, os integrantes dos grupos dos políticos saíram no cocó e na embolada até o sitio de Erivelton.

Mesa farta

Mas há uma diferença no piquenique promovido pelos dois líderes, a refeição será partilhada, mas não será preciso os participantes levarem nem um prato, o prefeito e o ex-mandatário irão bancar a mesa farta para todos.

Está faltando cor

Mas um leitor da coluna, que possui ligação familiar na vizinha cidade, fez uma indagação bastante pertinente ao colunista. Segundo ele, faltou inserir a cor vermelha no convite, já que Macedão virou petista, ele deveria mudar o nome do seu grupo para vermelhão.

Mistério

É grande a especulação na cidade de Picos em relação a posição política que tomará o suplente de vereador Renato Ibiapina (PT). Por onde passa, ele tem dito que é Pablo Santos Futebol Clube, caso o deputado seja mesmo o escolhido pelo grupo do governador Rafael Fonteles (PT), na disputa pelo Palácio Coelho Rodrigues.

Perto do muro

Mas há comentários que dão conta que caso o deputado não vá para a disputa, o ex-parlamentar poderá aderir a gestão do prefeito Gil Paraibano. Inclusive dizem que já existe uma sala preparada no Palácio Coelho Rodrigues à espera do desfecho para acomodar o petista.

Esqueceram de nós

Um petista, daqueles que faz parte do grupo dos não são catequizados pela legenda, assegurou à coluna que nenhum integrante do clã foi convocado para o encontro de tática eleitoral realizado pelo partido no dia primeiro de maio.

O que é isso companheiro?

O companheiro não doutrinado fez as seguintes indagações: Será se o responsável por entregar os convites para a reunião não encontrou os endereços dos membros do seleto grupo ou será se as fichas de filiação dos não praticantes já fazem parte do esquivo motor da legenda?

Acertaram os ponteiros

Em Santana do Piauí os grupos que fazem oposição a gestão de prefeita Maria José (Progressistas), bateram o martelo e definiram que o empresário e ex-presidente da Câmara Municipal Geosmar Aquino, “o Bau” encabeçará a chapa majoritária oposicionista.

Chapa fechada

No acordo o ex-prefeito Valdenilson Dias (PSD), ele retirou seu nome da disputa e indicou o ex-vereador João Chico (PSD) para compor a chapa majoritária. Dias entendeu que no momento o nome de “Bau” reúne as melhores condições para enfrentar o candidato governista.

Pé na estrada

O pré-candidato definiu a atitude do ex-gestor como um gesto de grandeza e de quem quer o melhor para o município. Segundo ele, agora é farinha borná, água na cabaça e pé na estrada à procura de mais apoio e principalmente de adesões.