O presidente Lula falou sobre o fim da emergência sanitária pela Covid numa rede social. Ele lamentou as 700 mil mortes de brasileiros, incentivou a população a tomar a dose de reforço.
A recomendação do Ministério da Saúde é para que os cidadãos tomem a vacina bivalente. Uma nova variante do vírus já chegou ao Brasil.
Os postos de saúde de Belo Horizonte vêm registrando filas para aplicação da vacina bivalente. Nada que desanimasse a dona Marlene Rocha.
“Eu acho que todo mundo tem que vacinar, não pode ficar sem vacinar, né?”, aconselha Marlene.
A capital mineira, assim como outras cidades pelo Brasil, segue a orientação do governo federal de oferecer aos adultos maiores de 18 anos a versão mais atualizada da vacina, que protege contra o coronavírus e suas variantes.
Noventa e sete milhões de brasileiros, que já tomaram pelo menos duas doses do esquema normal, podem procurar a vacina bivalente. A meta é chegar a 95% desse público.
Vacina bivalente contra a Covid protege contra o coronavírus e suas variantes. — Foto: Reprodução
Mas a cobertura vacinal ainda está baixa. De cada 10 pessoas que podem receber o imunizante, apenas duas tomaram a dose até agora, segundo o Ministério da Saúde. Especialistas alertam que não é hora de negligenciar a proteção, já que existe uma nova variante do coronavírus circulando no país.
A nova variante Arcturus é uma evolução da ômicron, e já foi detectada em São Paulo. Ela se manifesta principalmente com sintomas de febre, tosse e irritação nos olhos.