Início Colunas Panorama: Ainda está nebulosa a corrida pelo Palácio Coelho Rodrigues no grupo...

Panorama: Ainda está nebulosa a corrida pelo Palácio Coelho Rodrigues no grupo de oposição a Gil

O cenário político para sucessão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas) ainda está meio nebuloso. Até o momento só tem declarado de forma oficial como pré-candidato para enfrentar Paraibano nas urnas, o vereador Marcos Burti (PTB), os demais nomes cogitados são possibilidades. A turma que carregou as bandeiras na campanha do governador Rafael Fonteles (PT), querem vê a fumaça branca sair da chaminé.

Vai que cola

Diante de um possível impedimento do empresário Araujinho (PT), de encabeçar a chapa majoritária da base governador Rafael Fonteles, em Picos na eleição do ano vem, comenta-se nos quatro cantos da cidade que o nome preferencial de sua excelência é do deputado Pablo Santos.

Luz amarela

Diante dessa possibilidade, lideranças ligadas ao governador vinham cobrando uma agenda mais proativa do emedebista na “Capital do Mel”. Mas, ao que tudo indica, o deputado resolveu atendê-los. Nos últimos dias ele visitou lideranças de diversos seguimentos da sociedade picoense.

Façam suas apostas

Nos bolões de aposta da política local, os bilhetes são marcados de várias formas em relação ao seu possível companheiro de chapa. Há quem acredite que o ex-prefeito Zé Neri desça do palácio e indique o nome, outras sonham que caberá ao deputado Thales Coelho (Progressistas), a indicação.

Bem lembrado

Mas, em conversa com o cabeça pensante da política local, este fez uma observação considerável. Segundo ele essas possíveis formatações de chapa, não contemplaria importantes forças do município, inclusive uma que, apesar de ter ficado oculta, mas é ainda é uma força.

Previsões

Em um descontraído bate-papo sobre sucessão municipal em Picos, um profundo conhecedor da política picoense saiu com a seguinte anedota. Na visão do experiente ainda há muitas baladas para rolar, muitas músicas para tocar e muita gente para dançar, mas segundo ele, tem gente que vai ficar sem par para curtir o arrasta-pé.

Fato curioso

O vereador irmão Zé Luís (MDB) nunca escondeu de ninguém que é um politico conservador. Mesmo tendo votado no governador Rafael Fonteles (PT), na eleição do ano passado, no plano nacional ele votou e pediu votos para ex-presidente Jair Bolsonaro.

Defendeu

Mas na última sessão da Câmara Municipal, em um embate com o líder do governo municipal, Evandro Paturi (MDB), sobre a aprovação do “Projeto de Lei” enviado pelo prefeito Gil, Paturi declarou que os vereadores só votaram na matéria porque foram pressionados pelos servidores municipais que lotaram as galerias da “Casa do Povo”.

Será mesmo?

 

Ao rebater a declaração do colega, o Irmão afirmou que a atitude do prefeito  só correu por conta da inciativa do presidente Lula, que antecipou a data a base salarial dos funcionários federais e agora estados e municípios estão seguindo o exemplo, pois não é que um assíduo assistente das reuniões do parlamento local fez a seguinte indagação: Será se o abençoado, como é chamado no meio político, já está fazendo (L)?

Festança

O município de Santana do Piauí completou 31 anos de emancipação política administrativa. Para comemorar, a prefeita Maria José (Progressistas) promoveu uma extensa programação com inaugurações, inclusive do prédio que sediará o governo municipal, fato ficará na história da política santanense.

Nem tudo foi festa

Mas segundo uma fonte da coluna, nem tudo foi festa no antigo “Saco do Engano”, dentre as atividades alusivas ao aniversário da cidade, foi incluído um mutirão de limpeza. Para essa atividade, a prefeita convocou todos os servidores, vereadores, simpatizantes, puxa sacos, enfim, toda a população para participarem do adjunto, inclusive a gestora foi a primeira a pegar no cabo vassoura, mas a convocação não agradou aos funcionários concursados e que são contrários à gestão da mandatária, a maioria não foi, e os que participaram, ficaram tiriricas da vida com a progressistas.

Novidade no ar

O empresário Eduardo Dantas anunciou que é pré-candidato a vereador pelo município de Picos na eleição do ano que vem. Segundo ele, nos últimos pleitos, o mesmo conseguiu dar expressiva votação aos candidatos por ele apoiados. Para a eleição vindoura, Eduardo declarou que irá atender o pedido de seus seguidores e de um grupo de amigos que estão lhe incentivando a disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Picos. Ainda de acordo com ele, integram esse grupo políticos tanto de Picos como de municípios vizinhos.

Unanimidade

Segundo um petista com mais de uma década filado ao Partido dos Trabalhadores, o encontro de tática eleitoral promovido pela legenda na semana passada foi marcado pela convergência. De acordo com o companheiro, a deliberação de lançar um pré-candidato à sucessão do prefeito Gil Paraibano foi unanime entre os participantes do concílio.

Nunca antes

Ainda conforme o petista, pela primeira vez ele participou de um encontro de tática eleitoral promovido pela legenda que não presenciou um bafafá entre os partidários. Como diria o presidente Lula “Nunca Antes na história deste ParTido”, a pomba da paz havia pousado tão cedo.

Os originais

Mas segundo uma andorinha que sobrevoou os arredores do hotel em que o encontro foi realizado, no encontro só tinha petistas originais. Nenhum dos companheiros genéricos deram o ar da graça no colóquio da companheirada.