Por: Jackelany Vasconcelos
Na manhã desta sexta-feira (28), a Prefeitura de Picos, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, realizou uma palestra sobre a prevenção de acidentes no trabalho para os garis e colaboradores da pasta de serviços públicos do município. A ação aconteceu na garagem, sede da Secretaria de Serviços Públicos.
A palestra foi ministrada pela Coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Dra. Lúcia Neiva e pelo Enfermeiro, Yago Carvalho.
A Coordenadora da Vigilância Sanitária, Dra. Lúcia Neiva, explicou acerca do objetivo da palestra. “Dia 28 de abril, é o dia mundial da prevenção contra acidentes de trabalho, que aconteceu nos Estados Unidos, em que 78 mineiros perderam a vida, nessa data, as pessoas começaram a ver sobre os acidentes no trabalho, bem como, as doenças que têm devido ao trabalho. Então como nossos servidores da limpeza estão expostos aos riscos, a gente tem essa preocupação”, explicou.
O Secretário de Serviços Públicos, Elesbão Monteiro, frisou a importância desse debate para com os colaboradores da limpeza no município. “Essa palestra com os garis foi muito importante, pois a Dra. Lúcia deu uma boa explicação para eles, que ficam expostos nas ruas, na limpeza, onde tem muita bactéria nas ruas. Então, é para eles poderem se prevenir. É importante também reforçar a questão de usarem os equipamentos, os EPIs”, frisou o Secretário.
De acordo com o Enfermeiro, Yago Carvalho, é muito importante conversar com esses profissionais que estão sempre expostos a acidentes ao trabalho. “Hoje a gente veio à garagem para falarmos sobre a importância do uso de EPIs, justo hoje que é o dia da prevenção contra acidentes de trabalho, então, orientamos acerca da necessidade que a população e os profissionais que trabalham aqui devem fazer para evitar as contaminações”, disse.
Para o gari, Matias Jeremias, no município, as pessoas não colaboram para com a separação do lixo, o que muitas vezes causa acidentes. “Essas palestras são muito importantes para a gente ter muito cuidado em relação aos acidentes no trabalho, aqui em Picos as pessoas não têm o hábito de separar vidro, os materiais que causam acidentes. A gente sofre muitos acidentes, como cortar a mão, por conta disso”, pontuou.
Veja mais imagens!