A vacinação contra à covid19 continua em todo o país, e em Picos as aplicações da dose da vacina bivalente já começaram a ser aplicadas em grupos de idosos. A partir da próxima semana as aplicações começarão para a população acima de 18 anos.
A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Fontes, fala sobre a liberação da vacina bivalente para pessoas de mais uma faixa etária. “Essa semana o Ministério de Saúde liberou o reforço da vacina bivalente contra covid-19 para a população em geral de 18 anos e mais”, declarou.
Mariana Fontes explica que esse novo grupo só receberá a dose da vacina na próxima semana e que as aplicações ainda estão sendo feitas em grupos específicos devido o cronograma dessa semana ter sido feito na segunda feira (24).
A coordenadora pontua que as aplicações serão feitas em faixas etárias decrescente como foram feitas as aplicações das outras doses de vacina.
Quem pode tomar a vacina?
Mariana esclarece quem poderá receber a dose da bivalente. “Qualquer pessoa que já tenha tomado pelo menos duas doses da vacinado do covid, ela vai poder receber o reforço da bivalente”, afirma a coordenadora.
É necessário que haja um intervalo de tempo entre uma dose de vacina para receber outra dose e a coordenadora diz que esse intervalo é de quatro meses.
Sobre a quantidade de doses que são ofertadas para a cidade, Mariana garante que não irá ter o risco de faltar doses, pois estão recebendo as vacinas com uma boa frequência, em toda semana.
Vacina contra Influenza
Ainda falando sobre vacinas, a coordenadora lembra sobre outra vacina importante, a de influenza e diz que ela está disponível no momento para crianças de 6 meses á crianças de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e idosos de 60 anos e mais e que esses grupos podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para estar recebendo a sua vacina contra influenza.
Pode tomar a dose da bivalente e depois a dose da influenza?
Mariana esclarece sobre uma possível dúvida do intervalo da vacina de influenza e da vacina de covid. “Só lembrando que não existe intervalo mínimo entre a vacina da influenza e a do covid, então quem tomar a vacina do covid pode tomar a vacina da influenza com qualquer intervalo e vice versa”, esclareceu a coordenadora.
A vacinação é importante
A coordenadora finaliza a sua fala pontuando que essas doenças ainda preocupam muito, ainda causam internações e até mesmo mortes, ela frisa sobre a importância das vacinação e conclui dizendo que a vacina bivalente da covid vai proteger contra a variante ômicron.