Em entrevista ao Portal Grande Picos, o diretor da Associação dos Engenheiros Agrônomos da macrorregião de Picos, Alan Michel, fala sobre o evento que a entidade vai realizar no assentamento Barreiros no município de Geminiano. A ação ocorre em parceria com colaboradores da universidade Estadual do Piauí.
A associação irá promover um dia de campo com seu foco voltado para a cultura do feijão avaliando a incidência de pragas no feijoeiro na safra dos anos de 2022/2023.
O evento está programado para acontecer na terça-feira (02) no assentamento Barreiros. A visita é aberta ao público e aos agricultores, tendo início a partir das 8:00 da manhã. A programação conta com uma avaliação técnica de campo, explanação sobre a visita de campo, além da coleta de amostras junto ao professor e doutor Wagner Pessoa.
“Os agricultores relataram que essas pragas vêm afetando a cultura do feijão, danificando as vargens e, consequentemente, as sementes de feijão; isso vem impactando a produção, mas diante disso foi feito uma reunião com a diretoria e o professor Wagner, que é doutor em entomologia, para que juntos pudéssemos fazer uma avaliação dessa incidência, através disso foi concluída a criação da visita técnica de campo”, disse Alan Michel.
O dia de campo tem o intuito de avaliação após perda de quase 80% do cultivo da leguminosa na região, pois a intenção é coletar as vargens para serem analisadas e ver o que causa esse problema, dando o encaminhamento para instituições e tendo resultado dessa avaliação.
CONFIRA A ENTREVISTA