Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal

O projeto Educar Nestante foi o grande vencedor na categoria “empreendedores e organizações inovadoras” do Prêmio LED – Luz na Educação, da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, divulgado na noite dessa quarta-feira (26). A plataforma educacional, desenvolvida na pandemia, ajudou alunos e professores no aprendizado em cinco escolas da Zona Rural do semiárido piauiense.

O Prêmio LED – Luz na Educação tem o intuito de reconhecer e iluminar práticas inovadoras na educação brasileira. Das nove iniciativas que participarão do programa, seis receberam o prêmio de R$ 200 mil cada.

Em entrevista à TV Clube, o coordenador do projeto, Jessé Barbosa, explicou que o Educar Nestante é uma plataforma educacional baseada nos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua. A iniciativa foi executada pelo Instituto Ubíqua, com o apoio do Fundo Suíço Solidário (Swiss Solidarity) e da Brücke Le Pont.

“A plataforma veste a nossa metodologia, desenvolvemos durante dez anos uma metodologia chamada ‘ciclos de aprendizagem ubíqua’, que, entre outras coisas, utiliza a sala de aula invertida. Quer dizer que o aluno precisa estudar antes da aula, para que a aula deixe de ser um momento para repassar conteúdo e passe a ser um momento para discutir, tirar dúvidas e construir novos conteúdos”, contou.

A ferramenta é utilizada nos cursos do Instituto Ubíqua desde 2020, mas em 2022, ela foi testada em cinco escolas do interior do Piauí, localizadas nas cidades de Tanque, Santa Rosa, São João da Varjota e Oeiras, sendo três da Rede Pública e duas Escolas Famílias Agrícolas da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (Funded).

“Durante a pandemia, a gente migrou totalmente para o ambiente online e uma coisa que nós percebemos foi que os jovens do interior e da periferia, os jovens rurais da periferia, não tinham acesso à internet. Nós solicitamos ao Fundo Suíço Solidário e eles atenderam prontamente, que a gente pudesse desenvolver uma plataforma, um aplicativo que possibilitasse que esses alunos pudessem fazer esse mesmo movimento de estudar antes da aula, sem necessidade de Internet”, completou.

“Um aplicativo para o aluno, em que ele recebe todo o conteúdo. Uma vez esse conteúdo no celular ou no tablet, ele pode estudar em qualquer lugar, a qualquer hora”, definiu.

Ainda segundo o criador, a plataforma torna as aulas mais participativas e incentiva o aluno a organizar os horários de estudo e melhorar o próprio desempenho. Ele celebrou a conquista do prêmio LED.

“Eram mais de dois mil projetos de todo o Brasil, projetos muito criativos, com impacto todos eles. Passamos por essa peneira, um funil com a boca bem grande e chegamos entre os seis melhores colocados. É a prova de que ele [projeto] tem impacto, de que ele consegue melhorar a vida das pessoas”, afirmou coordenador Jessé Barbosa.

Fonte: G1 Piauí