Início Colunas Panorama: A tigela da farofa mudou de mão na política da Bocaina

Panorama: A tigela da farofa mudou de mão na política da Bocaina

Literalmente falando, a tigela da farofa mudou de mão na política bocainense. Lá especulava-se que o prefeito Erivelton Barros (Progressistas) lançaria o seu vice – Gilberto Filho (PSB), para sua sucessão, mas o gestor resolveu fazer um giro de 360 graus e irá apoiar a candidatura do ex-prefeito Chico Macedo, “O Macedão”.

Sem arrodeio

O prefeito demonstrou pragmatismo, além de bancar o nome do antigo adversário, também definiu o vereador Naldo Leão (Progressistas) como seu companheiro de chapa. Com essa configuração caberia então ao ex-prefeito Gilberto Barros e o vice, Gilberto Filho, apenas irem bater palmas nos Poeirões e votarem no dia do pleito.

Vai na fé

Segundo uma fonte da coluna, o vice-prefeito Gilberto Filho alega que não houve motivo que justificasse o rompimento do acordo firmado em 2020. O jovem médico tem dito às pessoas próximas que mantém de pé o projeto de pré-candidatura e buscará diálogo com as demais forças da oposição.

Nome posto

Por outro lado, o médico Josinaldo Cortez, que seria o candidato apoiado pela a oposição, continua com seu nome posto para a disputa. Mas a tendência é os oposicionistas se juntem e lançarem uma chapa suprapartidária.

Total apoio

A candidatura Josinaldo poderá ser uma das prioridades do governador Rafael Fonteles na região de Picos. Dizem que o petista não esqueceu das afrontas que recebeu do grupo governista no município na campanha eleitoral do ano passado.

Embaçou

Comenta-se que o apoio de sua excelência seria para o ex-prefeito Macedão, mas a aliança do ex-gestor com o prefeito Erivelton Barros, poderá ter trazido algumas pedras para o caminho do comandante do grupo azulão.

Verdade ou mentira?

As notícias vindas nas águas da barragem dão conta de que se o prefeito Erivelto Barros trabalha com a hipótese de uma eleição mamão com açúcar, o que dizem é que ele poderá se surpreender quando abrirem as urnas. Será mesmo se a disputa vindoura será igual a pedra de paralelepípedo?

Tem disputa

Especulava-se que no município de Sussuapara, na eleição do próximo ano, pudesse haver candidatura única com o prefeito Naerton Moura (Progressistas), indo para a reeleição. Mas ao que tudo indica, o ex-vereador Valdir Florêncio (PSD) irá mais uma vez para o embate eleitoral.

Tímido

Criticado na condução das tratativas na escolha do candidato a vice na chapada encabeçada pelo empresário Araujinho na eleição de 2020, o vereador Hugo Victor (MDB) anda com muita timidez quando o assunto é a montagem da futura da chapa da oposição. Muitos integrantes do grupo oposicionista alegam que o vereador barbeou feio na articulação da composição da chapa majoritária.

Como nos velhos tempos

O empresário Getúlio Carvalho recebeu em seu escritório, essa semana, uma visita de cortesia do ex-prefeito Zé Neri, de quem foi aliado político por mais de duas décadas. No pleito do ano passado, o empresário mudou de rota, mas segundo ambos, o rompimento político não afetou a amizade de muitos anos. Tanto Getúlio como o romeiro afirmaram que a admiração e o respeito entre os dois é recíproco.

À procura da terra perdida

O ex-vereador Diógenes Medeiros decidiu mesmo tentar voltar ao parlamento local na eleição do próximo ano. Nas duas eleições em que disputou, ele obteve êxitos nas urnas.

Diferente

Nas duas oportunidades o ex-parlamentar foi o candidato oficial da família Medeiros, posto que na próxima eleição será ocupado pela secretária de educação Noêmia Marques, que deverá pleitear uma cadeira no legislativo picoense.

Um punhado de birra

Já Diógenes, comenta-se que vem com o incentivo do Palácio Karnak, local em que possui livre acesso. Ainda segundo os comentários, a intenção do comando do palacete é fazer o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) engolir uma vitória expressiva do ex-vereador.

Olhando em frente

O vereador Daniel Moura (MDB) está mesmo determinado em disputar o comando de Paquetá do Piauí na eleição do próximo ano. Ele foi recebido pelo Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. O parlamentar apresentou demandas que visam trazer melhorias para o município, sobretudo, nas áreas de habitação e infraestrutura hídrica. O emedebista foi acompanhado das lideranças políticas Antônio Filho, Isabel Campos e o vereador Luís Filho.

Até o apito final

Edilberto Cirilo (Foto: Daniela Meneses)

O presidente do diretório municipal do PCdoB de Picos, Edilberto Cirilo, declarou à coluna que o candidato à sucessão do prefeito Gil paraibano, continua sendo o empresário Araujinho (PT). Segundo o comunista, os camaradas esperam, se possível, até a prorrogação pela definição do petista, e caso a legislação impeça a sua candidatura, a legenda passará a analisar outras possibilidades. Cirilo defende que caso isso venha acontecer, o processo de montagem da chapa oposicionista deve ser conduzido por Araujinho.