Início Colunas Panorama: Começaram os cálculos matemáticos por uma cadeira na Câmara Municipal de...

Panorama: Começaram os cálculos matemáticos por uma cadeira na Câmara Municipal de Picos

Os vereadores com mandatos e os pretensos ao cargo no município de Picos de ambos os lados já começaram a fazer as contas visando a eleição do próximo ano. Ao que tudo indica, tem deles que estão temerosos a serem garfados pela porca, a depender da sigla a qual irá concorrer.

Na ponta do lápis

No lado governista a disputa tende a ser mais que acirrada, tanto no bloco dos que são ligados politicamente ao prefeito Gil paraibano (Progressistas), como para os que pertencem à legião nerista. Nas duas situações a disputa é acirradíssima.

Na ponta do lápis II

Já pelo bloco da oposição, a federação “Brasil da Esperança”, formada por PT, PV e PCdoB, haverá muitos candidatos competitivos. No MDB houve uma debandada na legenda e não concorrerão mais pela sigla um vereador e os dois primeiros suplentes. E ainda há a galera que desceu as escadas do Palácio Coelho Rodrigues que não definiu em que agremiação partidária irá se abrigar.

Muita calma nessa hora

Comenta-se à boca miúda que existe no município de Picos algumas lideranças políticas com pretensões de concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal, e que estão mais que indecisos em relação ao palanque que pretendem subir.

No centro do poder

113 prefeitos do estado do Piauí participaram, em Brasília, do dia 27 a 30 deste mês, da 24ª edição da Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios. Vários gestores da região de Picos integraram a comitiva coordenada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), que tem à frente o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, mais conhecido como Toninho.

Visitas da esperança

Os prefeitos aproveitaram a estadia na Capital Federal para visitarem os gabinetes dos membros da bancada federal como também mistérios e outros órgãos da união em busca de recursos para os municípios por estes geridos.

Foi destaque

Os comentários de bastidores da marcha dão conta que o prefeito de Sussuapara, Naerton Moura (Progressistas), foi bastante destacado nas articulações por benefício para a população sussuaparense. O gestor mostrou sintonia instrucional e tratou de demandas com ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, como também com o governador Rafael Fonteles.

Papéis invertidos

E ainda falando no evento municipalista, em um município da região Picos, os papéis foram invertidos. Ao invés de ir o prefeito, quem embarcou para a capital do poder central foi o ex-prefeito. As notícias vindas da vizinha cidade dão conta que o atual mandatário, assim como diz um trecho da canção do saudoso cantor e compositor “Belchior”, ‘não embarcou por medo de avião’.

Papéis invertidos II

Um munícipe indagou: em caso de impossibilidade do titular do cargo, o correto não seria ele ser substituído pelo seu vice? Mas quem fez companhia ao ex-prefeito foi o atual presidente da Câmara Municipal. Terá também o vice medo de aeronave?

Vermelhou

A Câmara Municipal de Picos ficou literalmente falando “Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão” como diz um trecho da música “Vermelho”, de autoria do cantor e compositor amazonense Chico da Silva. É que foi realizada uma sessão solene para celebrar o aniversário de fundação de 43 anos do PT e 101 do PCdoB.

Prestigiada

A festa conjunta dos companheiros e camaradas foi bastante prestigiada. Na ocasião, várias pessoas foram homenageadas com o título de cidadania picoense, além disso, petistas históricos receberem homenagens da agremiação partidária.

Justo

O ápice da noite foi a entrega da Medalha Coelho Rodrigues, a maior e principal honraria do município picoense, à professora e militante política, Oneide Rocha. Prestadora de uma gama de serviços ao município de Picos, foi mais do que justo o reconhecimento do trabalho desempenhado por Maria Oneide.

Assediado

O vereador e pré-candidato a prefeito de Picos, Marcos Buriti (Mais Brasil), informou à coluna que vem sendo procurado por políticos da capital do estado, na lista figuram pelo menos três deputados. Segundo o parlamentar a intenção dos políticos é firmarem parcerias para seu projeto de disputar o Palácio Coelho Rodrigues em troca de apoios futuros.

Boas notícias

O vereador Wellington Dantas (PT) esteve recentemente reunido com o ministro Wellington Dias em Teresina. No encontro entre os dois WD, eles trataram sobre a implantação de várias ações na área social para o município de Picos. Mas, conforme comentários surgidos na “Rádio Calçada”, houve também uma pitadinha de política partidária na conversa.

Rumores

De acordo com burburinhos de dentro do Partido dos Trabalhadores, há uma parcela de companheiros que está defendendo que caso o empresário Araujinho não seja o candidato do PT para a sucessão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), a legenda coloque um nome para ser avaliado por pesquisa de opinião pública, e o incumbido para a missão seria o vereador Wellington Dantas. E há quem garanta que ministro concorda com o argumento dos petistas.

Pé na estrada

Se valendo do provérbio “Deus ajuda quem cedo madruga”, o presidente da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa), o ex-deputado estadual Zé Santana (MDB), parece que já começou a peregrinação para conquistar uma vaga na Câmara Federal na eleição de 2026.

Bem recebido

O emedebista participou da sessão solene que comemorou o aniversário de fundação do PT e PCdoB, onde também foi homenageado. No dia seguinte, ele visitou o município de Santana do Piauí e recebeu líderes de diversos municípios em um hotel da cidade. Santana mira as lideranças que eram ligadas politicamente a ex-deputada Rejane Dias na região de Picos.