Na noite desta quinta-feira (30), Uma multidão lotou o Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva, na Câmara de Vereadores de Picos, para acompanhar a Sessão Solene em comemoração ao aniversário de 43 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores e 101 anos do Partido Comunista do Brasil.
A comemoração atendeu a um pedido dos vereadores o 1º secretário da Mesa Diretora, Wellington Dantas (PT), e o 2º secretário da Mesa Diretora, Antônio Moura (PC do B).
A Sessão Solene em homenagem aos 41 anos do PT e 101 anos do PC do B, foi presidida pelo presidente da Mesa Diretora, Eriberto barros (Progressistas).
O evento foi marcado por homenagens a três militantes do Partido dos Trabalhadores e dois militantes do Partido Comunista do Brasil.
A militante histórica do PT, a professora, Maria Oneide Fialho Rocha, foi agraciada com a Medalha Coelho Rodrigues, a maior e principal comenda do município picoense.
“É um momento de agradecimento, é um momento de alegria pelo reconhecimento, mas acima de tudo é um compromisso maior para continuar a caminhada na educação, na política, nos movimentos sociais, tendo em vista a transformação da sociedade porque essa é a nossa missão”, destacou Oneide Rocha.
Ela lembrou que a Câmara de Vereadores aprovou a concessão dessa honraria em 2015 para que a mesma fosse entregue no ano seguinte, mas a petista explicou que por conta de alguns episódios, como o impeachment da ex-presidenta, Dilma Rouseff e da prisão do presidente, Lula (PT) e a pandemia, além da pandemia do novo coronavírus decidiu esperar a oportunidade para a homenagem.
“E hoje chegou a oportunidade nesse momento festivo de comemoração de 43 anos do PT e 101 anos do PC do B que são companheiros de luta, de caminhada, de reconstrução do nosso país em todos os termos mais recente”, completou Oneide Rocha.
Outra petista homenageada foi a militante ativa nos movimentos estudantis, sociais e das mulheres, a professora, Beel da Silva.
Ela foi agraciada com o Título de Cidadania Picoense, que é conferido as pessoas de fora e que tem serviços prestados a cidade e aos picoense, comenda proposta pelo vereador, Wellington Dantas, e aprovada pelo Poder Legislativo Picoense.
Dois militantes do Partido Comunista do Brasil também foram agraciados com o Título de Cidadania Picoense, Projetos de Lei de autoria do vereador, Antônio Moura.
São eles: o presidente do Diretório Municipal do PC do B, Edilberto Cirilo de Sousa, professora, e presidente da Executiva Estadual, José Carvalho Rufino.
Fechando as homenagens o petista e o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo Cardoso e Silva, que recebeu o Título de Cidadania Picoense, homenagem proposta por Wellington Dantas.
portalopovo