Uma grande ação policial realizada neste sábado, 18 de março, no município de de Paulistana, resultou na localização de um plantio com aproximadamente 100 mil pés de maconha em uma área de cerca de 2 hectares.

A ação deflagrada no início da manhã, coordenada pelo major Félix, comandante do 20° Batalhão da Polícia Militar, e contou com a participação de policiais dos Grupamentos de Acauã e Queimada Nova, além da Força Tática de Paulistana.

A operação policial aconteceu na localidade Caldeirãozinho, região do povoado Serra Vermelha, na zona rural do município de Paulistana, região que mais se plantou maconha no Piauí nas décadas de 80 e 90, segundo o major Félix.

O local possuía quatro barracas com mantimentos, roupas, adubos, agrotóxicos, mangueiras, bomba de água e outros utensílios e ferramentas que davam suporte logístico ao cultivo ilegal da erva. Além da plantação, também foram encontrados 100 quilos da erva pronta para a comercialização consumo.

A plantação ilegal de maconha estava sendo irrigada com água captada no açude público construído pelo DNOCS na localidade Caldeirãozinho, e possuía uma linha de produção moderna dividida em ciclos, com viveiro de mudas, plantas novas, adultas e material pronto para o consumo.

Ninguém foi preso no local. Segundo o comandante, com a aproximação das equipes da Polícia Militar, pessoas que estavam no local fugiram pela mata. “Na dinâmica do cultivo ilegal encontrado, pode ser observado que os infratores, além de serem pessoas habituadas com a região, fazem uso técnicas para facilitar a fuga numa possível ação da polícia, a exemplo do uso de cachorros como alerta para a presença de estranhos nas proximidades.”, disse o oficial da PM.

O major Félix salientou que as condições climáticas também dificultaram o trabalho da PM. “As fortes chuvas que caíram na região dificultaram a chegada dos policiais na plantação, e fez com que não fosse possível a prisão dos cultivadores.”, disse.

O comandante informou, ainda, que foram encontrados documentos pessoais de um homem que a polícia acreditava que estava no local e teria fugido ao notar a chegada da polícia. “É oportuno ressaltar também que o proprietário do imóvel rural [um agricultor de 43 anos] já se encontra recluso no sistema prisional acusado do cometimento de outros crimes.”, disse.

Diante do flagrante, a Polícia Civil foi acionada e uma equipe da 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil esteve presente no local auxiliando no processo de incineração do material encontrado. Uma parte da droga apreendida foi recolhida pela PC para a perícia. A outra da droga foi incinerada.

Cidades na Net