Início Colunas Panorama: Sessão eleva temperatura na Câmara Municipal de Picos

Panorama: Sessão eleva temperatura na Câmara Municipal de Picos

O tempo fechou, literalmente falando, na Câmara Municipal de Picos na sessão dá última quinta-feira (09). O vereador Marcos Buriti (Mais Brasil) abriu sua caixa de ferramentas contra a administração do prefeito Paraibano (Progressistas), foi sem dó. Mas a bancada governista estava atenta na defesa da gestão de Paraibano.

Soou o Gongo

A peleja entre Buriti com a base aliada do prefeito por pouco não saiu de dentro das quatro linhas. Se não fosse a turma do ‘deixa disso’ ter agido, o parlamentar e o vereador Pedro Pio (Progressistas) teriam travado um duelo à altura dos que os pugilistas Mike Tyson e Evander Holyfield travavam na época em que os dois pesos pesados faziam história do boxe.

Desproporcional

Marcos Buriti declarou que os vereadores Maté, Evandro Paturi e Pedro Pio, do progressistas, foram escalados para lhe combater. Buriti atribui o comportamento dos ex-aliados ao fato da sua pré-candidatura a prefeito, que segundo ele, está crescendo a passos largos. O parlamentar ressaltou que o seu nome já caiu nas graças o povo e será muito difícil a sua imagem ser desconstruída.

Enérgico

O presidente da Câmara Municipal, Eriberto Barros Filho (Progressistas), foi enérgico diante do episódio. Ele suspendeu os trabalhos e emitiu uma nota lamentando e repudiando a atitude dos colegas, e encaminhou o caso para o conselho de ética, e declarou que dificilmente os parlamentares escaparam de uma punição.

Pediu desculpa ao povo

 

O vereador Pedro Pio, como é de conhecimento público, detém um comportamento de bastante equilíbrio emocional, pediu desculpa à população e aos colegas por ter fugido de sua conduta republicana. Mas disse que apenas respondeu à altura após ter sido desrespeitado pelo colega de parlamento.

Pediu desculpa ao povo II

O vereador Marcos Buriti também se desculpou perante a sociedade. Ele reconheceu que cometeu exagero e que sua atitude foi um tanto quanto impensada, mas que acionará a justiça contra o colega vereador.

Ascendeu a chama

Em recente entrevista concedida a este colunista, o vereador Picoense Rinaldinho (MDB) defendeu a presença de um representante da bancada de oposição na chapa majoritária que enfrentará o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) em sua reeleição. Segundo um observador da cena política local, a ideia do emedebista começa a ser comprada pelos seus colegas de bancada.

Pode dar liga

De acordo com o observante, há integrantes e simpatizantes do seleto grupo que também comungam do mesmo pensamento do decano do legislativo picoense, e vão mais além, defendem até um possível nome. Mantendo a atual configuração política da “Capital do Mel”, estes visualizam no presidente da Casa Legislativa, Eriberto Barros Filho (Progressistas), o nome mais viável para ocupar o espaço em uma eventual chapa oposicionista, inclusive ocupando o posto número 1.

União inabalável

Os deputados Aldo Gil (Progressistas) e Nerinho (PT) acreditam que a aliança entre os grupos políticos de Gil e Zé não sofreram rachaduras. Segundo fontes, surgiram pequenas fissuras, mas que já foram quase todas fechadas, e as que restam, com apenas um balde de impermeabilizante resolve, é só entregar a um engenheiro civil que integra a nação nerista.

Baixa

O deputado Severo Eulálio (MDB) sofreu duas baixas em seu grupo político na cidade de Picos. Os suplentes de vereador Iata Rodrigues (PSB) e Walmir Santos (PCdoB) passam a integrar a legião nerista. Ambos subiram as escadas do Palácio Coelho Rodrigues e foram acomodados nas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura, respectivamente, na cota do homem de muita fé.

Posição de destaque

O secretario Iata Rodrigues inclusive ficará em uma situação bastante privilegiada. O ex-vereador preside o diretório municipal do PSB. A legenda irá receber todos os seguidores do ex-prefeito Zé Neri.

Tudo controlado

Em Aroeiras do Itaim, o ex-prefeito Wesley de Deus (PTB) garante que anda tudo sob controle no seu grupo político. O ex-mandatário declarou que sua base aliada está mais unida do que nunca e ainda há a previsão da aquisição de importantes lideranças para reforçar o seu time. Segundo ele, as chances de os ‘de Deus’ continuarem dando as cartas no vizinho município, são reais.

Sentou na cadeira

O primeiro suplente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Matusalém Almeida, foi empossado na manhã desta sexta-feira (10), como vereador na Câmara Municipal de Picos. Ele ocupa a vaga do vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, que se afastou das suas atividades parlamentares por 121 dias.