Claudete Costa, assessora do Superintendente de Leitura, examina livros doados através do projeto Rota da Leitura.

Os estudantes da rede estadual de ensino têm disponíveis novos exemplares de livros da literatura nacional e piauiense para auxiliar na pesquisa dos trabalhos escolares ou para descobrir o mundo da leitura. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da coordenação das escolas de tempo integral, iniciou a entrega de 77 mil exemplares para compor as bibliotecas das escolas de tempo integral em todo o estado.

FOTO: ASCOM

A renovação de acervos das bibliotecas faz parte da política de estado que consiste ainda no investimento da estrutura física e aquisições de móveis novos para oferecer um espaço adequado e de fácil acesso a todos os estudantes das instituições.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o fortalecimento destes espaços resulta no incentivo à leitura no cotidiano da escola e frequência nas bibliotecas.

“Como fonte extra de acesso à informação na escola, a modernização da biblioteca visa fortalecer a cultura da leitura e ter um ambiente com o acervo de livros renovados nas escolas da rede pública é essencial para enriquecer o conhecimento dos estudantes. A partir da formação do hábito de leitura, com a frequência deles nas bibliotecas, a nossa intenção é transformar os estudantes em cidadãos mais atuantes e mais críticos”, declarou.

FOTO: ASCOM

Uma das escolas que teve o seu acervo de livros renovado foi o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Rama Boa, localizado no município de Altos, que recebeu a reforma e ampliação da infraestrutura.

Modernizada, a nova biblioteca conta com espaço “acolhedor e propício para leitura”, define a gestora escolar Clemilda Almeida. “A entrega do novo acervo bibliográfico contribui para o projeto de leitura desenvolvido na escola e para que nossos alunos possam ler ainda mais. Temos livros atuais da literatura piauiense, brasileira e universal.

O CETI Rama Boa desenvolve no espaço da biblioteca o projeto ‘Literatura Vva: Respirando Leituras’, idealizado pelos professores Ana Cristina e Gilbert. “O projeto veio para incentivar os alunos a lerem cada vez mais. Temos bibliotecários pela manhã e tarde que fazem toda a organização de empréstimo e incentivo à leitura. São eles que indicam as obras para os alunos, o que tem apresentado resultados mais significativos”, afirmou Clemilda Almeida.

Marcela Neiva, gestora escolar do Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Monsenhor Boson, localizado em Água Branca, destaca a renovação da biblioteca com a entrega de 820 livros e 97 títulos para a escola.

“Ficamos felizes com o novo acervo atualizado e entregue pelo secretário Washington Bandeira recentemente. A escola está organizando a biblioteca e já indicamos nos projetos desenvolvidos pelos professores o incentivo à leitura com o material de qualidade que temos a disposição”, pontua.

Meio Norte