Início Colunas Panorama: Oposição volta bombardeando a gestão de Gil Paraibano

Panorama: Oposição volta bombardeando a gestão de Gil Paraibano

Na primeira sessão ordinária do segundo ano da atual legislatura na Câmara Municipal de Picos, a bancada de oposição à gestão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), fez um verdadeiro bombardeio, literalmente falando. Talvez nem ação militar efetuada pelas forças russas durante a invasão ao território ucraniano tenha sido tão intensa como os ataques feitos pelos opositores de Paraibano.

Sem munição

O exército governista além de estar em desvantagem numérica, ainda teve combatente um tanto quanto desatento e outros que nem sequer tiraram a pistola do coldre para defender o território governista.

O grande motivo

O motivo da fúria oposicionista foi o Decreto de Nº 10/2023, expedido pelo prefeito Gil que determina a regulamentação da cobrança da taxa de coleta de lixo no município. A taxa de coleta, remoção e destinação de lixo é resultado de uma Lei que foi criada em 2017 na gestão do então prefeito Padre Walmir Lima. Segundo o governo, é o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que está determinando que os municípios regulamentem a cobrança.

Jogando para a plateia

Os vereadores pertencentes à bancada de sustentação, ouvidos pela coluna, foram unânimes em um ponto na discussão. Segundo estes, na época em que a lei foi aprovada, vários vereadores que hoje cobram a revogação da medida, votaram pela a provação da mesma.

Lapso

Já os parlamentares oposicionistas que também falaram à coluna, assumem que votaram sim, aprovando a cobrança do encargo, mas que tão logo perceberam o equívoco cometido, tentaram corrigir. E aí, afinal, os vereadores estão de fato arrependidos ou jogando para a plateia?

Lapso II

Outra pauta referente a tributo municipal também foi discutida na sessão. Os vereadores da oposição apresentaram um requerimento propondo uma audiência pública para debater a redução na cobrança da taxa de iluminação pública. Os vereadores governistas voltaram a questionar os colegas da oposição. É que a medida também foi aprovada com o aval da quase totalidade dos parlamentares que querem redução na alíquota.

Não é bem assim

Durante o acalorado debate, o vereador Evandro Paturi (MDB) apresentou a cópia de um documento expedido pelo Tribunal de Contas do Estado. Mas após uma conferência na documentação feita pelo vereador Hugo Victor (MDB), ele afirmou que a medida era direcionada aos municípios pertencentes a região do médio Parnaíba.

Volta às aulas

Diante da observação o emedebista sugeriu que o seu colega de parlamento voltasse a sala de aula para estudar a história do Piauí. Pois não é que nas galerias do plenário Pedro Barbosa da Silva, alguns professores assistiam a sessão. Segundo um dos docentes, a disciplina que estuda a divisão territorial é geografia e não história, como afirmou o vereador. Nesse caso, de acordo com o mestre, ambos precisam retornar ao banco da escola e no ensino fundamental.

Caminho sem volta

Marcos Buriti (Foto: Reprodução)

O vereador Marcos Buriti (PTB) voltou a reafirmar sua pré-candidatura à sucessão do prefeito Gil Paraibano. Buriti garante que está surpreso com a boa aceitação que vem tendo o seu nome no meio da população de baixa renda. Segundo ele, o trabalho de visitas às comunidades será intensificado, e que sua posição de disputar o comando município picoense é caminho sem volta.

De repente

Começa a ser ventilado nas rodas de conversa da política local o nome do vereador Rinaldinho (MDB) como possível pré-candidato a prefeito de Picos no pleito vindouro. Em conversa com este colunista, o decano do parlamento picoense afirmou que sua prioridade é trabalhar pela sua reeleição.

Cauteloso

O emedebista declarou que é defensor do nome do empresário Araujinho (PT), que segundo ele, é o pensamento consensual do grupo que apoiou o governador Rafael Fonteles no município. Ainda de acordo com Rinaldinho, caso a legislação não permita a candidatura do empresário, o ideal seja que um vereador do grupo ligado a Araujinho, faça parte da chapa majoritária e caso lhe seja feito convite, analisará com carinho. Na visão do parlamentar, os escolhidos para compor a futura chapa devem ter apelo popular e as bênçãos do governador.

Estreou

Aldo Gil (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

O deputado estadual Aldo Gil (Progressistas) iniciou seu primeiro mandato parlamentar com muita disposição. O progressista já visitou a região dos serrados, inclusive participou de momentos da agenda do governador Rafael Fonteles (PT). Em seu primeiro discurso na tribuna da Assembleia Legislativa (Alerpi), ele reafirmou que seu mandato será pautado em defesa dos interesses do povo do Piauí fazendo oposição, mas de forma responsavel.

Presente

Mesmo não tendo vencido o pleito municipal de 2020 em São Luís do Piauí, o empresário Josafá Marques (PT) manteve-se como uma figura presente junto ao povo são-luisense. Notícias vindas das bandas do vizinho município, dão conta de que ele já conseguiu levar diversas ações do governo do estado que beneficiaram a população.

Pavimentando o caminho

Quem está pavimentando o caminho para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Picos é o empresário Adalberon Filho. No seu projeto político ele conta com o apoio dos deputados Georgiano Neto (MDB), Nerinho (PT), do Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade e do empresário Getúlio Carvalho