Após a ocorrência de uma série de efeitos adversos relacionados ao uso de pomadas de modelar e trançar cabelos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu nesta sexta-feira (10) um comunicado, recomendando a não utilização de qualquer pomada para trançar ou modelar cabelos.
A medida preventiva, válida enquanto forem realizadas as investigações, não apenas proíbe a comercialização de tais produtos, como avalia que, aqueles que já foram adquiridos, também não devem ser utilizados, sejam nas próprias residências ou em salões de beleza.
A pasta recomenda que, caso os consumidores tenham feito o uso das pomadas recentemente, lavem os cabelos com cuidado, com a cabeça inclinada para trás, de modo que retire o produto e não entre em contato com os olhos. Caso haja o contato ocular acidental, os olhos devem ser lavados abundantemente e, se houver qualquer efeito adverso, deve-se buscar o atendimento médico imediatamente e relatar à Anvisa por meio do link. Aos agentes de saúde que realizarem o atendimento de tais pacientes, a notificação deve ser feita no mesmo link.
Para profissionais de beleza e comerciantes, a recomendação é de que não se deve ser feito manuseio ou utilização dos produtos, dado o risco para eles, também. O comércio destas pomadas está proibido e, embora não haja medida de recolhimento até o momento, elas devem ser separadas e não devem ser expostas ao consumo.
Os agentes de Vigilância Sanitária devem adotar medidas necessárias para que esses produtos não sejam comercializados e não estejam em circulação.
R7