Início Colunas Panorama: Qual dos prefeitáveis disputará o Palácio Coelho Rodrigues?

Panorama: Qual dos prefeitáveis disputará o Palácio Coelho Rodrigues?

Faltando ainda quase dois anos para as eleições municipais, os debates em relação ao pleito já iniciaram em todo o Brasil, e na cidade de Picos não poderia ser diferente. Na “Capital Mel”, o número de prefeitáveis já chega a oito, além do atual prefeito Gil Paraibano (Progressistas), que deve ir para a reeleição.

Quem chega lá?

No grupo que apoiou a candidatura do governador Rafael Fonteles (PT), vários nomes são ventilados. Agora é esperar o chefe do executivo estadual sacudir a peneira para ver quem dos pretensos pré-candidatos não cairá nos buracos do utensílio sacudido pelo governador.

Vai consultar?

O nome do empresário Araujinho (PT) é consensual dentro do grupo governista no município, no entanto, a possível candidatura depende do resultado de uma consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devido ao grau de parentesco com o chefe do Palácio de Karnak. Segundo pessoas ligadas ao empresário, ele ainda não jogou a toalha.

Se lançou

O secretário de Estado do Turismo do Estado do Piauí, o deputado licenciado Pablo Santos (MDB), já colocou seu bloco na rua. O emedebista não esconde de ninguém que está disposto a disputar o Palácio Coelho Rodrigues, mas quer ir para o embate com a assinatura do governador Rafael Fonteles, garantida, e pelo menos a rubrica das demais lideranças que apoiaram o governador no município picoense.

Só vai na boa

 

O empresário Getúlio Carvalho (Sem Partido) também tem seu nome ventilado para figurar como postulante ao cargo. Getúlio conta com a simpatia de importantes líderes dos partidos que deram sustentação na campanha vitoriosa de Rafael. Mas o magnata, como é chamado Getúlio no meio político, já admitiu que só encara o desafio se for 100% consensual entre o grupo e com as bênçãos do menino de Lula, como é chamado Rafael Fonteles.

Lembrado

Candidato a deputado federal mais bem colocado no município de Picos, o empresário Raimundo Filho é outro que tem seu nome colocado como uma opção. Um dos políticos ligados a R.SÁ acredita que ele reúne todas as condições de apresentar uma candidatura competitiva no embate eleitoral do ano que vem.

Solução caseira

O vereador Wellington Dantas (PT) é outro que poderá entrar no circuito. É que segundo uma fonte com livre trânsito no Partido dos Trabalhadores, a legenda não abrirá mão de ter uma candidatura própria. Ainda de acordo com a fonte, caso a pré-candidatura do empresário Arraujinho não seja permitida pela Justiça Eleitoral, o nome que será defendido pelos companheiros é do W. Dantas.

Com seu bloco na rua

O vereador Marcos Buriti (PT) foi o primeiro político do município a admitir pré-candidatura a prefeito de Picos no pleito vindouro. Buriti, que vem adotando uma postura de independência na Câmara Municipal, declarou que se surpreendeu positivamente com a boa aceitação que vem tendo o seu nome em diversos seguimentos da sociedade picoense. Segundo ele, sua decisão de disputar a sucessão do prefeito Gil, é caminho sem volta.

Também está no jogo

Circula nas rodas de conversas da política local que o empresário Josivan Lima, “o Zominho” também está no rol de preceituáveis. De acordo com uma fonte, ele vem se movimentando no objetivo de ter seu nome levado em conta por sua excelência Rafael Fonteles. Agora é esperar a peneira balançar.

No páreo também

Glauber Silva (Foto: Daniela Meneses)

O advogado Glauber Silva (PDT) já recebeu sinal verde da agremiação partidária para colocar seu bloco na rua. O pedetista, que disputou o comando do município no pleito de 2020, afirmou que seu grupo político está se fortalecendo visando a disputa, e que possivelmente seu nome seja inserido na urna eletrônica na eleição de 2024.

Com a força da força

Comenta-se nas rodas de conversas sobre a política picoense que o suplente de vereador Rodrigo Lima (MDB) vem igual a um rolo compressor na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal na eleição do ano que vem. Dizem que P2, como é conhecido no meio político, ganhará apoio exclusivo de força, que mesmo de forma oculta, ainda detém muita força nos rincões da política local.

De volta ao batente

Contando com a presença do Gil Marques de Medeiros (Progressistas), o presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Eriberto Barros Filho (Progressistas), presidiu os trabalhos na primeira sessão do ano, nesta quinta-feira (02), dando abertura oficial aos trabalhos legislativos de 2023.

Presente

O prefeito usou a palavra apresentando um resumo das suas ações frente ao Poder Executivo. Como é de praxe, os vereadores da bancada da oposição que estiveram presentes na sessão tentaram minimizar a mensagem levada pelo executivo, enquanto isso, os membros da base aliada do gestor se encarregaram de defender e enaltecer o documento lido pelo prefeito.

Tirou o time de campo

No município de Dom Expedito Lopes, o prefeito Valmir Barbosa (Republicanos) continua soberano. Segundo informações vindas do vizinho município, ele não terá dificuldade para eleger seu sucessor. Comenta-se que lá o nome mais competitivo do grupo de oposição seria o empresário Edivaldo Dantas, que inclusive havia se lançado como pré-candidato, mas recentemente ele anunciou que desistiu de ir para o embate eleitoral no pleito do próximo ano.

Rolo compressor

E por falar no prefeito Valmir Barbosa, ele teve uma baixa em sua base aliada na Câmara Municipal. A vereadora Renata Belo (Republicanos) rompeu politicamente com o mandatário. O prefeito então resolveu mostrar para a parlamentar que não é Hee Man, mas é que detém a força na política expedito-lopense, o mandatário utilizou a força da tinta de sua caneta e cooptou quase todas as lideranças política da vereadora.

Trabalho reconhecido

O ex-secretário de Administração e Agricultura do município de Picos, João Paulo Nunes, já está respirando o ar da Capital Federal. O JP, como é conhecido no meio político, integra a equipe de assessores do deputado federal Jadyel da Jupi Alimentos. João Paulo coordenou a campanha eleitoral do deputado na região de Picos e recebeu de Jadyel o reconhecimento do seu esforço no trabalho de articulação política por essas bandas.

Se garantiu

Quem não só mudou de chefe, mas conseguiu permanecer no mesmo ambiente de trabalho, foi o secretário parlamentar Fabio Dias. Ele fazia parte do gabinete da ex-deputada Iracema Portela (Progressistas). Dias assumiu a mesma função, só que agora será subordinado pelo deputado Júlio Arco Verde.