Na manhã desta segunda-feira (02) o vereador Eriberto Barros (Progressistas) assumiu, durante solenidade de posse, a presidência da Câmara de Picos para o biênio 2023-2024. Junto ao parlamentar também passaram a compor a mesa diretora os vereadores: Irmão Zé Luís (MDB) – 1º vice-presidente, Antônio de Chicá (Progressistas) – 2º vice-presidente, Wellington Dantas (PT) – 1º secretário e Antônio Moura (PCdoB) – 2° secretário.
O ato contou com a participação dos vereadores e familiares; do prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas); do deputado estadual, Pablo Santos (MDB); do prefeito de Bocaina, Erivelto Barros; assessores e apoiadores.
Eriberto Barros foi eleito em 15 de dezembro de 2022 para gerir a Casa Legislativa Municipal. O cargo era antes ocupado pelo vereador Francisco das Chagas (PTB).
O presidente empossado para a Câmara Municipal, Eriberto Barros, destacou os desafios de assumir o cargo e o compromisso de fazer uma gestão em prol dos picoenses.
“Nosso mandato será sempre pautado na independência dos Poderes, visando o bem-estar da população picoense. Vamos trabalhar respeitando os vereadores, respeitando a Prefeitura e demais poderes constituídos, tentar fazer com que a gente avance em algumas demandas da sociedade”, frisou o presidente.
Presidente Eriberto Barros
Em se tratando da relação com o Executivo Municipal, Eriberto Barros disse que buscará manter um diálogo harmonioso.
“Sim temos que manter uma relação harmoniosa com o institucional, com o pessoal. A gente não é inimigo, fizemos o trabalho como adversário. Acredito que a Câmara, querendo fazer o melhor para Picos vai ajudar nisso também. Os projetos que vierem do Executivo serão avaliados, pautados no seu devido momento e discutir com os 15 vereadores”, comentou.
O prefeito de Picos, Gil Parabaino, participou da solenidade e destacou que não existe problemas com o novo presidente da Câmara, mesmo ambos compondo lados opostos no que tange o cenário político.
“Aqui não tem problema, a Câmara é independente e vamos governar. O que for bom para Picos, acredito que eles aprovam. Já perdemos um investimento de R$ 30 milhões porque não aprovaram. Eu só conto com o deputado estadual que é meu filho, mas sem governo, vamos ver aí como vai se governar Picos e se forem envolver a política pelo meio não vai ser bom”, pontuou o prefeito.
Prefeito de Picos – Gil Paraibano
O ex-presidente da Casa, Francisco das Chagas, enfatizou que está entregando a presidência organizada e sem pendências.
“Tive a minha oportunidade, fiz o que pude, não criei uma inimizade com os meus colegas vereadores, jamais fiz algo para perseguir ou denegrir a imagem de quem quer que seja. Os desafios quando assumi a Casa Legislativa de Picos foram grandes, primeiro porque você vai lidar com 15 líderes, mas buscamos integrar todos dentro de uma mesma gestão. Quando assumimos tivemos a preocupação de organizar a Casa, organizar o arquivo, fizemos uma pequena reforma, lidamos ainda com o déficit de repasses, mas conseguimos quitar todas as contas.
Ex-presidente Francisco das Chagas
O deputado estadual, Pablo Santos (MDB), mencionou que Eriberto fará uma gestão participativa e coletiva.
“Vim aqui prestigiar a posse do futuro presidente da Casa, nosso amigo, nosso colega de profissão Eriberto Filho. Essa é uma nova missão para ele, eu tenho certeza que ele realmente vai comandar esse Poder de forma coletiva com os demais vereadores e trazendo projetos importantes a serem votados em prol do povo de Picos”, ressaltou.
Deputado Pablo Santos
Durante o rito de posse, onde a mesa diretora sainte é substituída pela nova diretoria eleita, ocorreu a homenagem ao ex-gestor Francisco das Chagas que teve a foto fixada na galeria dos gestores que já passaram pela Casa Legislativa.
Paula Monize
paulamonize@cidadeverde.com