A nova “Mesa Diretora” da Câmara Municipal de Picos será empossada no próximo dia dois de janeiro. O próximo presidente, Eriberto Barros (Progressistas), montou uma chapa suprapartidária capaz de resistir às investidas do Palácio Coelho Rodrigues e comandará o poder legislativo no biênio 2023-2024.

Como será divido o pão?

É grande a apreensão dos curiosos de plantão para verem como o vereador Eriberto Barros irá dividir o pão. Segundo um profeta, se o parlamentar não tiver o dom da multiplicação do alimento, é bem capaz de ficar gente apenas com os farelos. É esperar para ver se todos serão saciados mesmo.

Deixou legado

O presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), promoveu, como último ato no comando da “Casa Legislativa”, a solenidade de inauguração da reforma e ampliação do Palácio Senador Helvídio Nunes – sede do poder legislativo picoense. A reforma do prédio garante mais conforto para a população e melhores condições de trabalho aos vereadores e demais servidores. O pedetista deixou seu legado ao realizar a revitalização do imóvel.

Deu a ideia

Como é de praxe, nas casas legislativas é afixada uma placa com o nome do vereador na porta de seus gabinetes. Mas um assíduo frequentador da casa do povo fez uma inusitada observação, segundo ele, faltou descrever as definições de cada gabinete.

Definiu

O observador definiu os 15 gabinetes como sendo: da ganância, da falsidade, desconfiança, da lealdade, do arrependimento, da preguiça, da ansiedade, da trapaça, das boas intenções, da conversa bonita, da gula, do come quieto, do fanfarrão, do purificado e, por fim, o da fartura.

Convocação

Especula-se que o deputado Nerinho (PT) será convocado pelo governador eleito Rafael Fonteles (PT) para ocupar a Secretaria de Estado da Defesa Civil. Com a convocação de Nerinho, o suplente Marcus Vinicius, do Partido dos Trabalhadores do município de Floriano, assumirá a cadeira do picoense. Essa projeção sendo confirmada, a “Capital do Mel” terá dois representantes no primeiro escalão do governo do petista, além dele, o deputado Pablo Santos (MDB), que já foi nomeado para a pasta do turismo.

Se fortalecendo

O prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa (Republicanos), vem trabalhando dia a dia no intuito de fortalecer seu grupo político. Notícias que chegam do vizinho município, dão conta que o grupo oposicionista estaria cochilando e está correndo risco de quando acordarem, o cachimbo tenha caído. E olha que dizem que o prefeito tem a fama de carregar cobra nos bolsos.

Alarme falso

Segundo a assessoria do prefeito do município de Itainópolis, o professor Miguel Rodrigues (Republicanos), não está nos planos do gestor mudar de partido e nem de grupo político, como foi divulgado pela coluna. De acordo com o auxiliar do mandatário, ele não faz nenhuma movimentação política no momento e segue alinhado com os mesmos políticos que votou na eleição de outubro passado.

Desfazendo as malas

Dizem que figuras ligadas ao deputado estadual Severo Eulálio (MDB), já estavam fazendo as malas para se mudarem para a cidade de Teresina. Outras imaginavam receberem algum tipo de graça mesmo sem precisar se mudar para a capital do estado, caso o emedebista tivesse conseguido uma articulação política capaz de lhe levar a comandar a “Mesa Diretora” da Assembleia Legislativa do Piauí (Alerpi), no próximo biênio.

Vão ter que esperar

Como o senador eleito Wellington Dias (PT) conseguiu uma engenharia política entre as bancadas emedebista e petista, que garantiu a antecipação da eleição para o biênio 2023-2024, com o comando da casa sobre a batuta do deputado Severo Eulálio, a turma terá só que esperar e rezar para que os dois passem como um relâmpago.

Especulação

 

Especula-se que no município de Monsenhor Hipólito poderá haver um giro de 360 graus na conjuntura política. O prefeito Djalma Policarpo (PP) poderá sr  vim a ter dificuldades no futuro. Tudo indica que vereadora Valtanha Rocha (PP), presidente da Câmara Municipal, poderá compor como candidata a vice- presidente da “Mesa Diretora” em possível chapa encabeçada pelo vereador oposicionista Edson de Moura (PSD. O parlamentar é irmão do ex-prefeito Zenon Bezerra.