O tempo de espera para a realização de uma perícia médica nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Piauí chega a até quatro meses atualmente. A informação é do gerente executivo do órgão, Adenilson Borges, que destaca que o tempo vem reduzindo ao longo de 2022, após a realização de mutirões aos finais de semana.
A ideia das ações é reduzir a demanda que ficou reprimida durante a pandemia. No começo do ano, o segurado do INSS teria que esperar até sete meses para a realização da perícia médica.
“A ideia que se tem é fazer mutirões todos os sábados. São abertas as agencias garantindo ao segurado, sobretudo o que mais necessita, um atendimento de maneira mais digna”, explicou o gerente executivo.
A expectativa é que os atendimentos sejam regularizados em até seis meses, quando o tempo de espera ficar em 30 dias, prazo recomendado.
A perícia médica é um procedimento realizado por um profissional de saúde do INSS que certifica a existência de doença ou acidentes que torne o trabalhador incapacitado para o exercício profissional, de forma temporária ou definitiva.
O procedimento pode ser agendado através do telefone, site ou aplicativo Meu INSS.
Fonte: Cidade Verde