Com a chegada do fim de ano, é comum que os profissionais de diversas áreas façam um balanço geral dos trabalhos que foram feitos ao longo dos últimos doze meses. Em Picos, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserm), João Antônio, analisou as atividades realizadas em 2022.
“Vejo como muito positivo. Assumimos aqui essa entidade no dia 1° de janeiro de 2022, de lá para cá muitas realizações, dentre elas podemos destacar aqui a reforma da previdência, o sindicato teve um papel fundamental, juntamente com a Câmara Municipal de Picos, com a Procuradoria do município e chegamos a um consenso”, disse.
De acordo com João Antônio, atualmente Picos é a única cidade que não paga previdência, e que após negociações em parceria com a Procuradoria do município, foi possível um reajuste no administrativo que ao final ficou em cerca de 10.8.
O presidente falou também sobre as conquistas que o sindicato conseguiu esse ano.
“Esse avanço é fruto de muita negociação, de determinação dessa diretoria juntamente com os filiados. De lá para cá tivemos outros avanços, um dos anseios dessa diretoria que assumiu juntamente com o dos filiados, era uma nova cara para a entidade do sindicato, que foi uma ampla reforma que foi feita, hoje nós temos duas salas de reuniões e temos um amplo auditório com garagem”, relatou.
Em relação ao que não pôde ser feito em 2022, João Antônio cita principalmente a questão da data-base do administrativo.
“Vejo como uma injustiça, o pessoal do administrativo recebe no mês de maio, enquanto outras categorias recebem no mês de janeiro. A nossa alegação é que quando se chegue em janeiro a gente tem as matrículas dos filhos para fazer, tem o IPVA do carro para pagar, no entanto, o aumento dessas categorias só é em maio, isso traz um transtorno e muito mal-estar para os servidores”, explicou.
Sobre as outras demandas que farão parte das negociações em 2023, o presidente pontua algumas propostas como: voltar a discussão a respeito da data-base, novo aumento e também trazer um novo percentual para os servidores da administração.
O chefe da associação concluiu falando sobre o sucesso da equipe de modo geral.
“Essa diretoria está de parabéns. A mensagem é de esperança, de dias melhores, que essa diretoria está sempre de braços abertos para receber os filiados e que não se cansa em buscar melhorias”, finalizou.
Confira a entrevista completa: