Início Colunas Panorama: Como será a repaginada na gestão de Gil?

Panorama: Como será a repaginada na gestão de Gil?

Após sofrer um revés na disputa pela presidência da “Mesa Diretora” da Câmara Municipal de Picos, os integrantes da base aliada do prefeito Gil Paraibano (Progressistas), garantem que o mandatário irá dar uma repaginada em sua gestão no ano que vem.

Vai além

De acordo com os aliados, além de dar um upgrade na administração, Paraibano também reforçará seu grupo político. Parece que antigos aliados do mandatário em breve subirão as escadas do Palácio Coelho Rodrigues.

Olho vivo

No grupo de Paraibano há membros que receberam a incumbência de vigiar lideranças políticas que votaram no grupo governador eleito Rafael Fonteles (PT), e que por ventura não vier a serem largados na beira da estrada. E já surgem burburinho que no primeiro ano de sua da gestão petista terá como prioridade organizar a casa. A aposta é que não haverá tamborete suficiente para que todos fiquem sentados.

Pontual

Na sessão da Câmara Municipal de Picos, que elegeu os membros da futura “Mesa Diretora”, o vereador Hugo Victor (MDB) recebeu a incumbência de clocar um a um dos colegas de bancada na ‘van da desconfiança’ do hotel onde, o seleto grupo estava confinado desde de a noite anterior, até o plenário Pedro Barbosa da Silva.

Nem tão pontual assim

Já na sessão extraordinária realizada na última segunda-feira (19), convocada para apreciação de um “Projeto de Lei” enviado pelo executivo municipal em regime de urgência, quando o parlamentar veio chegar na “Casa do Povo”, o presidente dos trabalhos estava iniciando o tradicional ritual “Quem for a favor permaneça como está e quem for contra se manifeste”.

Nunca antes

E por falar em eleição da “Mesa Diretora”, dizem que o pleito, como diria o presidente eleito do Brasil Luís Inácio Lula da Silva, “Nunca antes na história do legislativo local ocorreu um pleito tão emblemático”. Dizem que além, do município Picos, a eleição abalou as estruturas políticas de pelo menos quatro cidades do entorno da “Capital do Mel”.

Resolvido

Na eleição para a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aroeiras do Itaim, o atual presidente Maninho de Silvia (PTB), foi reconduzido ao cargo. Sendo assim, prevaleceu a vontade do ex-prefeito Wesley de Deus. O vereador era o preferido do ex-mandatário. Já o também ex-prefeito Gilmar Francisco, que ver na cadeira principal o vereador Lucielton Gonçalves (PTB) e corria por fora o vice-prefeito Edilson Teixeira, que tentou emplacar seu irmão, o vereador Chico de Paulo (PTB). Enquanto isso, o prefeito Bil de Deus (PT) estava na praça dando milho aos pombos.

Preparando o terreno

Glauber Silva (Foto: Daniela Meneses)

O advogado Glauber Silva, presidente do diretório municipal do PDT de Picos, disse que a direção do partido irá entrar o ano de 2023 focada no objetivo de fortalecer a sigla em vistas ao pleito do ano seguinte. Segundo o pedetista, várias lideranças já conhecidas da política da “Capital do Mel” que possuem boa densidade eleitoral, estarão entrando nas fileiras da agremiação partidária.

Estilo mineirinho

Quem também começa a pavimentar o caminho para estrear na política picoense é o empresário Adalberon Filho. Beron, como também é conhecido, adotou o estilo mineirinho. Ele vem mantendo conversas com políticos, empresários, agropecuaristas e profissionais liberais. Sua intenção é reestruturar o PSD e preparar a sigla para participar da sucessão municipal em 2024 de forma competitiva, e ele conta com todo apoio do deputado federal Júlio Cesar, que comanda a sigla no estado.

Vai que cola

O nome do empresário Getúlio Carvalho começa a ser propagado nas rodas de conversas como um possível pré-candidato a prefeito no pleito de 2024. O magnata, como é apelidado pelos amigos, nunca se pronunciou publicamente sobre o tema. Mas de acordo com pessoas próximas do empresário, caso a propagação do seu nome se mantenha em uma crescente, ele passa a tomar gosto pela ideia. E aí, “vai que cola”.

Pode dar liga

R. Sá Filho/Foto: Daniela Meneses

Outro nome que vem sendo comentado como provável postulante ao Palácio Coelho Rodrigues é o do empresário Raimundo Filho (UB). R SÁ, que disputou uma cadeira na Câmara Federal na eleição deste ano, obteve 4.158 votos, o correspondente a 10,03%, sendo o concorrente ao posto mais votado na cidade de Picos. Segundo um político com vasta experiência na política da terrinha, a depender da conjuntura apresentada na época, uma possível candidatura do empresário poderá vir a ser bastante competitiva.

Prestigiado

Eleito 2º vice-presidente da Piauiense de Municípios (APPM), o prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra (MDB) recebeu do presidente eleito Toninho de Caridade, a incumbência de coordenar a equipe de transição na entidade. O gesto do próximo gestor da associação demonstra gratidão ao colega e que ele não será apenas um vice figurante. Adamaelton abriu mão de disputar o comando da APPM e passou a integrar a chapa encabeçada por Toninho.

Previsão do tempo da política

Informações vindas do município de Itainópolis dão conta que o cenário político poderá sofrer alterações. Segundo uma fonte da coluna, o ex-prefeito Paulo Lopes (PDT) teria recebido um convite bastante tentador. O ex-gestor estaria sendo convidado a se filiar no Partido dos Trabalhadores trazendo consigo todos seus seguidores.

Mudança de rota

Ainda conforme a fonte não será nenhuma novidade se o prefeito professor Miguel Rodrigues (Republicanos) desembarcar no PSD do deputado federal Júlio Cesar. Caso isso venha acontecer o cenário ficará nebuloso para o pleito de 2024 no município. É que nesse caso o prefeito que não votou no governador eleito Rafael Fonteles (PT), vai estar acomodado em uma sigla pertencente a sua base aliada.

Pode embolar o meio campo

Na Itália do Piauí, o atual vice-prefeito João Batista, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no estado. Lá, o grupo do ex-prefeito Zé Maia (PL), que não esconde de ninguém que tentará retomar o comando do município, também apoiou o próximo governador. Pelo visto o menino de Lula terá que ter bastante jogo de cintura no pleito vindouro.

Em baixa

Segundo um político da região ligado ao Ministro da Casa Civil e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, é natural que o senador licenciado sofra várias baixas no seu grupo de seguidores. E como o ministro já limpou suas gavetas no Palácio do Planalto, é normal que seu prestígio político diminua. Na visão do político, o ministro será comparado a um pé de mandacaru, que nem dá sobra e nem encosto.