Um encontro de muita alegria e gratidão. Assim foi a tarde e noite desta quarta-feira (21), em que a Diocese de Picos, através da Cáritas Diocesana inaugurou o primeiro Centro de Apoio às pessoas em situação de rua.
A inauguração foi marcada com celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Plinio José Luz da Silva, que contou a participação das pessoas que já são assistidas pelos grupos idealizadores do projeto. Em seguida, foi servido um jantar para os vulneráveis.
A casa está localizada no bairro Catavento, próximo ao Centro de Treinamento Diocesano (CTD), e servira como ponto de apoio para as pessoas que estavam vivendo pelas praças da cidade. O espaço amplo e aconchegante irá oferecer alimentação, banho e pernoite para os acolhidos.
De acordo com os coordenadores do projeto, iniciativas de capacitação profissional também serão desenvolvidas no espaço.
Dom Plinio José destacou o sentimento da igreja em realizar a abertura da casa.
“Hoje com esse apoio conseguimos transformar esse espaço para o morador de rua. Aqui eles têm carinho, assistência, mas precisamos criar mecanismos para ofertar oportunidade para estas pessoas, trabalhar. A igreja está fazendo sua parte, mas não podemos esquecer que é uma obrigação do estado, conseguimos algumas parcerias com os órgãos públicos, só que eles precisam ir além dessas ajudas”, disse ele.
Veja mais fotos: