A bancada de oposição ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas) venceu a disputa no cabo de guerra pela presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Picos. Na ponta da corda do lado oposicionista estava o vereador Eriberto Filho (Progressistas), que apesar de possuir baixa estatura, apresentou uma força insuperável na hora de puxar os componentes do time adversário até o lenço ultrapassar a linha central do campo de jogo.
Atentai bem
Se bem que na disputa pelo bolo, o time de Eriberto Filho é composto por mais sete componentes. Deste, dois possuem estatura de homenzarrão. Os comentários que já circulam é que na hora da divisão do pudim, ambos receberam seus pedaços mais generosos, devido aos esforços feitos no jogo. Segundo um apaixonado torcedor do time derrotado, é bem capaz de só sobrar apenas farelos para aqueles mais franzinos.
Não funcionou
O time governista bem que tentou reverter a situação, invertendo por três vezes o homem da ponta da corda, mas a estratégia não foi suficiente para furar o bloqueio com a linha de oito montada por Eriberto Filho. Restou a Filomeno Portela ser o primeiro a ultrapassar a linha central.
Cauteloso
O presidente eleito Eriberto Filho garante que irá procurar fazer uma gestão buscando valorizar a “Casa Legislativa”, sobretudo os parlamentares. O futuro gestor assegurou também que prezará pela ética, transparência e harmonia com os demais poderes, incluindo o executivo.
Mostrou hombridade
O candidato derrotado Filomeno Portela, deu demonstração de fidelidade ao Palácio Coelho Rodrigues, mesmo estando ciente que o quadro da eleição era irreversível, colocou o seu nome à disposição para encarar a chamada derrota honrosa. Ele reconheceu a legitimidade do processo, agradeceu aos seus colegas de bancada e desejou êxito ao futuro presidente.
Van da desconfiança
A corrente formada pelo presidente eleito Eriberto Barros, demostrou uma certa dose de contradição. Os integrantes do grupo oposicionista, que juravam de pés juntos lealdade ao presidente eleito, além de terem que marcar o ponto semanalmente, ainda tiveram que dormir todos em um hotel da cidade sem usar seus telefones celulares, e só deixaram o local minutos antes da eleição, todos no mesmo transporte. A pergunta que fica é: se estavam todos decididos, por que tamanho sacrifício?
Serviu como recado
Como já havia anunciado, que só se posicionaria em relação à eleição da presidência da “Mesa Diretora” da Assembleia Legislativa, após passado o pleito da presidência da Câmara Municipal de Picos, o deputado eleito Aldo Gil (Progressistas) declarou voto ao deputado Franzé Silva (PT). O petista conta com a promessa de votos de outros parlamentares da futura bancada de oposição, mas o gesto foi um recado ao deputado Severo Eulálio (MDB), caso ele fosse para a disputa, não contaria com o apoio de Aldo Gil.
Devolveu
O prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho (PSD), devolveu a derrota sofrida a dois anos atrás para o prefeito de Francinópolis, Paulo César, na disputa pela presidência da Associação Piauiense dos Municípios (APPM). A vitória de Toninho, demonstra o declínio, do até bem pouco tempo todo poderoso, ministro Ciro Nogueira. No pleito passado, ele bancou a candidatura Paulo César, já no pleito deste ano, não conseguiu repetir a façanha.
Otimista
O novo presidente promete uma gestão inovadora à frente da associação valorizando os colegas prefeitos e resgatando pautas municipalistas que andam um pouco adormecidas, como por exemplo, o pacto federativo. Ele também pretende retomar a feira dos municípios, criar a copa APPM de futebol amador e fortalecer as associações regionais de municípios.
Aprovado
O prefeito do município de Geminiano, Erculano Carvalho (Progressistas), teve as contas de sua gestão, referentes ao seu primeiro mandato e primeiro ano do segundo, aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE). O gestor demostrou muita satisfação ao receber o parecer do colegiado de fiscalização. Carvalho ressaltou que o resultado já era esperado, sobretudo pela certeza de uma gestão transparente e eficaz.
Pulou
A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas), recebeu recentemente a adesão da vereadora Elenilsa Helena (PSD), à sua base política. A parlamentar foi eleita no palanque da jovem Valéria Dias (PSD), que pertence ao grupo político liderado pelo seu pai, o ex-prefeito Valdenilson Dias. Lá no antigo “Saco do Engano”, o que dizem é que a oposição à gestora anda meio indisposta e que se os seus adversários não se dispuserem a entrar em campo, a prefeita pode cooptar mais adversários.
Novela
Em Aroeiras do Itaim, os ‘de Deus’ estão com o abacaxi para descascar em relação a eleição da “Mesa Diretora”. O atual presidente Manin de Sílvia (PTB), é o preferido do ex-prefeito Wesley de Deus; já o também ex-prefeito Gilmar de Deus quer emplacar o vereador Lucielton Gonçalves, e correndo por fora ainda tem o vice-prefeito Edilson Teixeira que vê seu irmão, o vereador Chico de Paulo (PTB), na cadeira.
Cenas dos próximos capítulos
Segundo uma fonte da coluna conhecedor da política do vizinho município, há fortes rumores de que poderá haver um desembarque do vice-prefeito Edilson Teixeira do barco governista. Caso isso venha a ocorrer, ele ganharia a presidência da Câmara Municipal, elegendo o irmão e deixaria os de Deus em apuros. O engraçado é que o prefeito Bil de Deus (PTB) não aparece nem como figurante na novela. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.