Início Destaque Com chapa supra partidária, oposição vence eleição na Câmara Municipal de Picos

Com chapa supra partidária, oposição vence eleição na Câmara Municipal de Picos

Com o Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva lotado, a sessão da Câmara Municipal de Picos, realizada nesta quinta-feira (15), foi marcada pela eleição da Mesa Diretora. Após o líder governo Pedro Feitosa Pio e atual o presidente Francisco das Chagas de Sousa, “Chaguinha”, retirarem seus nomes da disputa, a bancada de apoio ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas) lançou o vereador Filomeno Portela (Progressistas) como candidato a presidente.

Para o biênio 2023/2024, o novo presidente da Casa Legislativa será o vereador Eriberto Barros Filho (Progressistas). A chapa é composta ainda por José Luís de Carvalho, “Irmão Zé Luís”, (MDB), 1° vice-presidente; Antônio Marcos Gonçalves Nunes “Toinho Chicá” (Progressistas), 2° vice-presidente; Francisco Wellington Gonsalves Dantas (PT)  é o 1° secretário, e Antônio Moura (PCdoB), o 2° secretário.

Já a chapa governista era composta, além de Filomeno Portela (Progressistas), pelos membros: Pedro Feitosa Pio (Progressistas), vice-presidente; Antônio Marcos Santos, “Marcos Buriti” (PTB), como 1º secretário; Francisca Celestina de Sousa, “Dalva Mocó” (PTB), 2ª Vice-presidente e Francisco da Chagas Sousa “Chaguinha” (PTB), 2° secretário.

A sessão foi aberta pelo presidente, que convocou os vereadores Hugo Victor e Evandro Paturi, ambos do MDB, para conduzir a votação que resultou no placar de 8 votos a 7 para a chapa liderada por Eriberto Filho.

O governo municipal se movimentou nos últimos dias no sentido de conquistar dois votos já que havia pedido dois integrantes de sua base aliada, mas apesar do esforço, só o vereador Marcos Buriti (PTB), que desde de quando assumiu a cadeira que era ocupada pelo falecido vereador Gilson Nunes, vem adotando uma postura de independia no legislativo picoense, mas o poio do petebista não foi o suficiente para que bancada governista viabilizasse uma chapa com chance de vencer a disputa.

Bastante emocionado, o presidente eleito agradeceu aos colegas e reafirmou os compromissos firmados com o grupo.

Eriberto Barros

“Quero enaltecer a união deste grupo, pois tentaram nos dividir. Quero agradecer aos líderes políticos dos partidos que integram esse bloco. Só vencemos porque tivemos humildade. Quem vai ganhar, em primeiro lugar, é a população de Picos. Uma Câmara independente vai dar uma visão ao prefeito diferente do que ele enxerga. Precisamos expandir nossos olhares e colaborar com o prefeito e ele com a gente. Agradeço aos colegas e a todos os militantes pela luta”, declarou Eriberto.

O candidato derrotado, Filomeno Portela, declarou que “respeita a decisão da maioria” e enalteceu a o poio recebido pelos colegas de bancada.

Filomeno Portela

“Eu entrei para defender um programa, para defender uma concepção da Câmara de Vereadores, para assumir compromissos, para defender valores. Agora, na medida em que a maioria decidiu, eu não tenho o que questionar. Eu respeito e agradeço aos meus colegas de bloco pelo apoio e a confiança na minha pessoa”, salientou.

O vereador Francisco das Chagas de Sousa declarou que com a proclamação da chapa eleita, a atual mesa diretora cumpriu seu papel regimental, ele afirmou que deixará a presidência da Câmara, em 31 de dezembro, com um sentimento de dever cumprido.

Francisco das Chagas

“Após esse rito, cumprimos o nosso papel que era realizar a eleição como dita o nosso regimento Interno. Infelizmente não conseguimos votos suficientes para vencer a eleição, mas esse processo faz parte da democracia e isso é que é importante”, finalizou.