Foto: Reprodução

Protetora quando há tempestades, raios e trovões, Santa Bárbara é a padroeira do bairro Parque de Exposição zona leste da cidade de Picos. As comunidades de início, nesta sexta-feira, (25) e se estende até o próximo dia (04), de dezembro às celebrações em homenagem à santa.

Com o tema: “Santa Barbara, como discípula do senhor ajuda-nos a evangelizar e caminhar na luz” a programação teve início ás 05:h com alvorada festiva e em seguida tradicional café compartilhado. A sequência da programação para o primeiro dia do festejo é a seguinte:

18h: Terço (Terço dos homens – Pq. de Exposição)
19h: Novena/Missa – Pe. Feliciano
Grupo de canto: Gabriel Albano
Noitantes: Ponta D’ Água, Lagoa Grande, Cipaúba,
Terço dos homens (Junco)

Durante o novenários várias comunidades da paroquia de São Francisco de Assis, sediada no bairro Junco, celebraram a novena com a comunidade local.

História da Santa

A padroeira do bairro nasceu em Nicomédia, Ásia Menor, no século III, sendo pertencente à uma família de relativa posição social. Seu pai, Dióscoro, diante de seus possíveis especiais dotes de beleza e inteligência, depositava nela esperanças em vista de um casamento honroso.

Mas Bárbara se mostrou indiferente ao desejo de seu pai, que a ameaçou-a com torturas e, finalmente, denunciou-a ao prefeito da província, Martiniano. Ela foi condenada à morte e perdeu a vida pelas mãos de Dióscoro, que logo após ter praticado seu hediondo crime, se gerou tempestade e, atingido por um raio, caiu morto. A Igreja Católica relembra a mártir em 4 de dezembro, quando ocorre sua festa litúrgica.

FESTA DE SANTA BARBARA

Veja algumas fotos: 

 

Pascom