O governador eleito Rafael Fonteles (PT), confirmou através de seu Twitter que vai transformar a Fundespi (Fundação de Esporte do Piauí), a Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), e a Coordenadoria de Irrigação em Secretarias.
A proposta é de extinguir órgãos e incorporar a pastas com funções semelhantes.
Entre as mudanças está a incorporação da Adapi à nova secretaria da Emater, que passará a se chamar de Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária (SADA). Já a Fundespi passará a se chamar Secretaria de Esportes, e a Coordenadoria de Irrigação passará a ser Secretaria de Irrigação e Recursos Hídricos (SEFIR).
Segundo o governador eleito, as mudanças de status ocorrerão sem aumento no número de cargos do Estado.
Durante entrevista na TV Cidade Verde, o governador eleito afirmou que estudava “ajustes, adequações” na máquina administrativa. A ideia é extinguir órgãos e incorporá-lo em setores de funções semelhantes.
Na Fundespi, a indicação é do deputado estadual, Evaldo Gomes (Solidariedade). Rafael Fonteles já anunciou o nome da Josiene Marques, esposa do deputado na presidência da fundação. Já no Emater, o titular será Antônio Abreu Costa, vice-prefeito de José de Freitas e irmão do deputado federal Fábio Abreu (PSD).
Rafael Fonteles já anunciou que seu governo será “plural” e um dos principais foco é a melhoria dos serviços público e a geração de 80 mil novos empregos em quatro anos.
Fonte: Cidade Verde