A Câmara de Vereadores de Picos realizou sessão solene na noite desta sexta-feira, (18), para a entrega do título de cidadania ao sr. Celso Barros Coelho Neto que é o atual Presidente reeleito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Estado do Piauí.
A solenidade foi proposta pelo vereador Eriberto Barros (Progressistas) e reuniu familiares, amigos, autoridades e advogados de Picos.
Dando início a cerimônia, o vereador Chaguinha destacou o currículo do homenageado:
“Celso Barros é Advogado, Procurador do Estado do Piauí e preside a OAB Piauí pelo segundo mandato consecutivo. Ele também foi vice-presidente da ANAPE (Associação Nacional dos Procuradores dos Estados). É membro da Academia Brasileira de Direito (ABD), do Instituto dos Advogados do Piauí (IAP) e da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO). E hoje nós apresentamos essa honraria a Dr. Celso Barros porque ele é merecedor por todos os serviços prestados em favor da advocacia e da nossa população Picoense”.
Em seguida, o vereador Eriberto Barros falou sobre a importância do homenageado para o âmbito do Direito e da Advocacia Piauiense:
“O Dr. Celso tem valorizado muito a Advocacia Picoense. Ele tem se dedicado muito a defender e fortalecer às prerrogativas dos advogados. Em breve, a classe está próxima de obter uma nova grande conquista: a construção da nova sede da OAB subsecção de Picos. Agora, os advogados possuem espaços exclusivos nos Forúns Federal e Estadual e previdenciário no INSS, o que dá oportunidade para o advogado ser mais atuante e efetivo no acolhimento dos segurados. E outras diversas ações que estão sendo desenvolvidas aqui em Picos através da gestão do Celso Barros. Sabemos como é essencial o exercício da Advocacia para a cidadania, afinal os advogados fazem a justiça acontecer. Então, esse titulo de cidadania é muito justo para reconhecermos todos os avanços obtidos nos últimos anos. Parabéns ao novo cidadão Picoense!”
Por fim, Celso Barros fez seus agradecimentos a todos os presentes e descreveu sua emoção em receber a condecoração do Poder Legislativo de Picos:
“Não poderia iniciar a minha fala sem agradecer profundamente a cada um dos vereadores que por unanimidade me concedem hoje o título de cidadão picoense. Os Vereadores são os agentes políticos mais próximos do povo e bem por isso quando progressivamente produzem normas, produzem as melhores expressões da cidadania, buscando legitimamente essa construção do direito à cidade. Estar aqui na casa do povo de Picos me faz lembrar de Picoenses que tão bem representaram a cidade pelo Brasil e pelo mundo. Aqui atuei e atuo na função de advogado nos fóruns e em audiências. Ultimamente, inauguramos 3 salas novas para que os membros da OAB trabalhem na Sala da OAB do novo Fórum Central e na Sala do novo Prédio da Justiça Federal e fizemos reforma na parte estrutural do clube da advocacia e entregaremos em 2023 a nova Sede da Subseção de Picos, quase triplicando o espaço atual para melhor atender à nossa classe advocaticia. Aos meus queridos filhos Maria Heloísa, Luíza Eugênia e Celso Gentil e à minha esposa Heloisa todo o meu amor e gratidão por cada dia ao lado de vocês, na esperança de que eu consiga fazer o mesmo que meus pais fizeram por mim e que sempre quando vierem a Picos saibam que aqui é o meu lugar, aqui é também a minha cidade. Muito obrigado!”
As autoridades que prestigiaram a solenidade e integraram a mesa de honra foram: Maycon Luz (Presidente da OAB subseção de Picos); Elias Pereira Lopes (ex-Presidente da Câmara de Vereadores de Picos); e Agrimar Rodrigues de Araújo (ex-Presidente da OAB subseção de Picos); Álvaro Mota (ex-Presidente da OAB Piauí e Presidente do Instituto dos Advogados Piauienses); Thiago Carcará (Diretor Geral da Escola da Advocacia); Reginaldo Miranda (Advogado e Membro da Academia Piauiense de Letras); Luiz Bezerra (ex-Presidente da Subseção de Picos) e Damásio Sousa (ex-Presidente da Subseção de Picos); e entre outros vários Conselheiros da OAB Estadual do Piauí; além dos demais vereadores: Chaguinha, Pedro Pio, Eriberto Barros, Antônio Moura e Zé Luís.
Agoraed