Independentemente das medidas legais, a qualquer momento o cliente pode se dirigir de uma forma geral ao banco e buscar qualquer tipo de renegociação que que é chamada de usual, do dia a dia, os bancos sempre estão à disposição para buscar um melhor caminho para a resolução.
O gerente do Banco do Nordeste de Picos, Thiago Ribeiro, explicou de que forma o consumidor pode renegociar pendências financeiras junto ao banco.
“Nesse momento, em relação as leis, nós estamos com duas possibilidades, nós temos a lei 14.166 de 2021 e nós temos a lei 14. 1275, também de 2021, a lei 14. 166 tem um diferencial, é a primeira vez que nós temos uma lei que abrange recursos do fundo constitucional com descontos para liquidações dos setores: comércio, serviço, indústria, turismo. A maioria das medidas legais que ocorreram no passado, elas foram voltadas para o setor rural que realmente é um setor que passa por intempéries climáticos, mas dessa vez a lei 14. 166 pode dar até 90% de desconto para a liquidação de dívidas contratadas com recursos do FNE a pelo menos 7 anos”, pontuou.
O bancário conta que essa lei é bastante conhecida entre os produtores rurais.
“Essa lei, além do desconto de até 90 %, ela ainda atualiza o débito com base na inflação de todo o período sem qualquer encargo de atraso como multa. A lei 14.1275 é reativa duas leis bastante conhecidas dos nossos produtores rurais, que é a lei 13. 666 e a lei 13. 340, a lei 13.340 é aquela voltada apenas para agricultores, e a lei 13.666 que está dentro da 14.1275 ela não dá desconto para liquidação, mas ela pode prorrogar em mais 11 anos as parcelas e quem tinha uma parcela que tinha desconto que por ventura tenha perdido, quando você renegocia pela lei 13. 666, ele reativa todos os descontos que a operação dispõe”, explicou.
Confira a entrevista
Thiago Ribeiro