Nesta segunda-feira (31), três municípios piauienses registraram as maiores temperaturas do país. Picos compõe o trio, onde a temperatura máxima chegou a 39.4°C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A maior temperatura do país foi registrada na cidade de Oeiras, distante 82 km da ‘Capital do Mel’. A máxima chegou à 39.7°C. Em segundo lugar aparece Castelo do Piauí que chegou a marca dos 39.6°C, seguido de Picos.
As altas temperaturas contribuem para as condições de sol forte, calor excessivo, além da umidade relativa do ar que atinge percentuais de risco (baixo).
Em Picos, a umidade do ar pode chegar a 20%, percentual muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Inmet emitiu alerta para baixa umidade do ar em 197 cidades do Piauí. A condição vale para quase todas as áreas do Norte, Centro-Norte, Sudeste, Sudoeste, com exceção da planície litorânea e de uma pequena faixa do Sudoeste piauiense.
Cuidados com a saúde
O quadro de baixa umidade oferece riscos à saúde humana, além de favorecer a ocorrência de incêndios florestais. Para tanto, é necessário adotar cuidados, como:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Fonte: Cidade Verde