Início Colunas Panorama: Surpresas e ausência marcam primeira visita de Rafael à Picos após...

Panorama: Surpresas e ausência marcam primeira visita de Rafael à Picos após vitória nas urnas

Durante o ato político em defesa da candidatura do ex-presidente Lula, promovido pelo Partido Trabalhadores, com a presença do governador eleito Rafael Fonteles (PT) e do senador eleito Wellington Dias (PT), gerou vários comentários dos mais variados possíveis. Todo o burburinho ocorreu devido à ausência de uma personalidade e a presença de outra no evento. A coluna oferece uma garrafa de cajuína para aquele que adivinhar os nomes das duas figuras.

Ausente

Dos quatro deputados eleitos da base governista na cidade de Picos, apenas o deputado Severo Eulálio (MDB) não acompanhou à comitiva do governador eleito. Mas, de acordo com um emedebista ligado ao deputado, Severo estava tratando de algo bem mais vantajoso para ele neste momento. O parlamentar está focado em retirar as possíveis pedras que, por ventura, encontrar na trilha que vai fazer para chegar na principal cadeira da Assembleia legislativa.

Chora não, bebê

Segundo um observador que muito conhece os bastidores da política picoense, durante a passagem da caravana do chamado “Time do Povo” nas avenidas de Picos, um político da cidade que desceu do barco vitorioso e pulou na canoa furada do ministro Ciro Nogueira (Progressistas), desceu até lagrimas dos olhos de arrependimento.

Descontração

Durante sua fala no ato político, o governador eleito, Rafael Fonteles, pedia voto para o ex-presidente Lula, uma cena bastante inusitada foi registrada. O menino de Lula dizia que a militância poderia pedir votos até para aquele padre. Antes mesmo de Rafael concluir o raciocínio, foi gargalhada para todo lado, é que ele se referia ao Padre Kelmon Luís (PTB), que concorreu ao Palácio do Planalto no primeiro turno, mas o público pensou que o petista estava se referindo ao ex-prefeito, Padre Walmir Lima. Para deixar os expectadores ainda mais descontraídos, Rafael Fonteles emendou que o voto do ex-mandatário também é aceito.

Falando nele

E por falar em Padre Walmir Lima (Sem Partido), o ex-mandatário informou ao colunista que irá esperar a chegada do ano novo para procurar uma legenda para se abrigar e chamar de sua. Pelo visto o religioso tem planos de participar de forma efetiva da disputa eleitoral de 2024. W. Lima não aproveitou a época em que detinha uma caneta cheia de tinta para adquirir uma agremiação partidária, já que vivia aos trancos e barrancos com os petistas.

Não baixaram a guarda

Os defensores da candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), em Picos, não baixaram a guarda após o resultado do primeiro. Encabeçados pelo empresário Junior Nobre, que concorreu a uma cadeira na Câmara Federal, os apoiadores do presidente promoveram diversas atividades na tentativa de aumentar a votação do mito na cidade no segundo turno da eleição.

Satisfeito

O deputado estadual Pablo Santos (MDB), eleito o deputado mais votado da base governista na cidade de Picos, declarou que estava confiante no resultado das urnas na “Capital do Mel”. O emedebista atribui o bom desempenho ao trabalho que desenvolveu à frete da FEPISERH – Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, à sua família e também às lideranças do Partidos dos Trabalhadores, que apoiaram sua candidatura quase de forma unanime.

Vem aí

Tudo indica que o empresário Adalberon Filho irá entrar de corpo e alma na política. Bem relacionado no meio político, comenta-se que ele contará com as bênçãos do ex-prefeito Zé Neri (PT) e com o apoio de vários nomes importantes do empresariado picoense na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Picos na eleição de 2024.

Racha à vista

Notícias vindas das bandas do município de Itainópolis dão conta de que a campanha eleitoral deste ano deixou fissuras exportas na base aliada do prefeito Miguel Rodrigues (Republicanos). Segundo uma fonte da coluna, é grande a probabilidade das ranhuras se transformarem em grandes rachaduras e espatifar o grupo político que ajudou a lhe eleger.

Firmes

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Picos é o assunto mais comentado nas rodas de conversa da política picoense. Os integrantes do chamado ‘grupo dos nove’, quando questionados, são categóricos a afirmarem que o acordo firmado com o postulante a presidente Eriberto Filho (Progressistas) é prego batido e ponta virada.

Matemático

Nos cálculos do vereador Ismael Borges, do município de Santana do Piauí, ele foi o líder político que teve o melhor desempenho na votação dada aos deputados por ele apoiados no município. O parlamentar apoiou Fernanda Gomes (Solidariedade) para a Câmara Federal, que obteve 204 votos e Evaldo Gomes (Solidariedade) para a Assembleia Legislativa, que conseguiu 141 votos. Mas Ismael Borges argumenta ele foi a única liderança que não teve bate esteira no município santanense, e o que conseguiu foi no peito e na raça.